Mais de 5 mil e 600 agricultores vão plantar a Safrinha com sementes do Programa Troca-Troca de Milho e Sorgo no RS
Os cinco dias abertos para pedidos do Programa Troca-Troca de Sementes safrinha 2020/2021, encerrados na última sexta-feira (12) contabilizaram 16.323 sacas a um preço 12,5% menor em relação ao ano passado e com subsídio de 28% no valor das sementes para os financiamentos. Foram 6.431 sacas de milho híbrido convencional, 9.820 sacas de milho híbrido transgênico e 72 sacas de sorgo híbrido.
No total, 5.627 agricultores fizeram pedidos através de suas entidades. Foram 206 entidades, sendo 101 prefeituras municipais, 96 sindicatos (59 Fetag, 6 Fetraf e 31 Sindicatos Rurais) e 9 Associações e Cooperativas. 147 municípios em todo Estado vão ter sementes do Programa da safrinha.
Para os agricultores e entidades que pediram milho transgênico, o vencimento da parcela transgênica será com vencimento em 09 de novembro de 2020. E a entrega das sementes de milho e sorgo na safrinha será na segunda quinzena de novembro e na primeira quinzena de dezembro.
Tanto na safra como na safrinha, duas cultivares tiveram todo o estoque disponível no programa solicitado pelos agricultores: milho transgênico LG 3040VIP3 da Limagrain e SHS 7990 PRO3 da Helix – Santa Helena. São cultivares de alto nível tecnológico e que custam no mercado um valor muito acima do disponibilizado pelo Programa. "Isso mostra que os agricultores do Programa Troca Troca estão buscando cultivares de alto potencial produtivo e de elevado nível de qualidade", afirma o chefe da Divisão de Sistemas Produtivos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Jonas Wesz. Além destas, o programa disponibilizou uma grande gama de cultivares VIP3, PRO3, PRO2 e TOP2 com níveis tecnológicos e produtivos muito altos.
0 comentário
Anec reduz projeções de exportações de soja e milho do Brasil em novembro
Acordo comercial entre Brasil e China pode impulsionar a produção de gergelim no Brasil
Ibrafe: Adidos agrícolas fazem a diferença no Feijão
Ibrafe: Feijão-carioca segue indicando melhora
Agricultores indianos mudam de colza para outras culturas à medida que as temperaturas sobem
Feijão/Cepea: Clima favorece colheita