Brusone é o tema da quarta Circular Técnica do Irga
A quarta Circular Técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) foi lançada nessa terça-feira (21). O estudo é assinado por Carlos Henrique Paim Mariot, engenheiro agrônomo e consultor técnico do Irga, Débora Favero e Gabriela de Magalhães da Fonseca, engenheiras agrônomas e pesquisadoras do Irga e Marcelo Gravina de Moraes, engenheiro agrônomo e professor titular da Faculdade de Agronomia da Ufrgs.
Tematizada de “A quebra da resistência à brusone e o manejo de doenças em arroz irrigado”, a circular enfoca a quebra da resistência à brusone e estratégias para retardá-la, monitoramento e identificação da resistência ou suscetibilidade à brusone em cultivares comerciais e linhagens do Irga. Também aborda o monitoramento e o manejo de doenças: ferramentas para evitar a quebra da resistência à brusone, ordem de importância dos principais fatores para controle da brusone, como outras doenças na cultura do arroz irrigado e serviço prestado ao produtor.
“A quarta Circular Técnica explica a quebra da resistência à brusone nas cultivares de arroz, além de esclarecer o posicionamento do Irga quanto ao manejo das cultivares, ressaltando a importância do mesmo”, comenta Débora Favero.
Confira a versão ampliada da nova Circular lançada, aqui.
Para conferir todas as Circulares já lançadas, clique aqui.
0 comentário
Conab diz que dados da área de arroz no Rio Grande do Sul são referentes ao mês anterior à publicação do relatório
Farsul e Federarroz emitem nota sobre levantamento da Conab
Exportações de arroz do Vietnã cairão para 7,5 mi t em 2025, diz associação
“É um absurdo o tamanho da área de arroz que a Conab está cogitando para o Rio Grande do Sul”, afirma presidente da Federarroz
Feijão-preto: Paraná avança no plantio da segunda safra e preocupa o mercado
Cultivo de centeio no Brasil ganha zoneamento agrícola de risco climático