Produtores do Rio Grande do Sul vendem 17 mil t de arroz para Conab
A partir desta segunda-feira (4), técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Rio Grande do Sul realizam as vistorias nos lotes de arroz adquiridos dos agricultores que já venderam o produto à Conab, por meio das operações de Aquisições do Governo Federal (AGF). A partir daí será autorizada a emissão da nota fiscal de venda.
A quantidade vendida até o momento foi de 17 mil toneladas do produto. Estas foram as primeiras compras realizadas, mas pela autorização do Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) é para a aquisição de até 70 mil toneladas do produto.
Com a medida, a Companhia garante que os rizicultores vendam o grão pelo preço mínimo de R$ 36,01 a saca de 60 kg, podendo variar de acordo com sua classificação em função dos ágios previstos no Manual de Operações da Conab.
A iniciativa é necessária em razão do comportamento dos preços de mercado ao produtor, pois ficaram abaixo do mínimo oficial após o encerramento da colheita nos principais estados que cultivam o grão. Com isso, a Conab busca garantir a renda dos produtores e equilibrar a oferta e demanda nacional.
Para realização da venda do arroz, o produtor deve estar cadastrado na Conab. Além disso, o produto deve ser classificado e depositado em uma das unidades armazenadoras da Conab ou em armazéns credenciados pelo órgão.
0 comentário

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz

Expansão do sorgo no Brasil ainda esbarra na resistência ao plantio por parte do produtor