Embrapa divulga nota técnica sobre abortamento de vagens e enchimento deficiente de grãos em soja
Os pesquisadores da Embrapa Soja elaboraram uma nota técnica sobre relatos de casos de abortamento de vagens de soja, de plantas com poucas ou nenhuma vagem, e com enchimento de grãos abaixo do esperado. O problema é localizado principalmente no Paraná, apesar de haver relatos em outras regiões brasileiras, nesta safra de 2017/2018. Segundo os pesquisadores, o problema ocorre pontualmente em lavouras específicas e o desenvolvimento da soja está normal na imensa maioria das lavouras. Por isso, estima-se que não haverá redução significativa da produção de soja por abortamento e queda de vagens.
Confira todos os detalhes:
1 comentário
Ibrafe: Feijão-carioca segue indicando melhora
Agricultores indianos mudam de colza para outras culturas à medida que as temperaturas sobem
Feijão/Cepea: Clima favorece colheita
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Elton Szweryda Santos Paulinia - SP
Poxa, esperava muito mais da nota da Embrapa..., parece coisa de amador..., se a Embrapa Soja, que é o simbolo do conhecimento em soja, nao sabe de nada, acha isso ou aquilo, então estamos ferrados..., e mais uma coisa, ninguem teve coragem ainda de dizer que variedades tiveram esse terrivel problema..., os produtores que tiveram o problema deveriam vir a publico e contar quais variedades tiveram esse problema..., nao adianta esperar pela embrapa, aprosoja, etc.
Está bem explicado, sao casos pontuais e de pouca insignificancia... a recomendação é procurar a Emater e cooperativas, pois foram eles que deram as informaçoes à Embrapa.
Embrapa serve apenas pagar os funcionários públicos. Parabens por receber milhões e não conseguir esclarecer o caso específico.