Plantio de soja no Paraná atinge 73% da área; colheita de trigo vai a 87%

Publicado em 31/10/2017 13:53

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja da safra 2017/18 no Paraná avançou sete pontos percentuais e alcançou 73 por cento da área projetada na semana encerrada na segunda-feira, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado, nesta terça-feira.

O número vem em linha com o de 72 por cento registrado há um ano e revela uma semeadura dentro da normalidade, ao contrário da que ocorre em Goiás, onde o atraso nos trabalhos de campo pode reduzir a produtividade e comprometer a segunda safra ("safrinha") de milho.

Segundo maior produtor nacional, o Paraná deve colher na safra 2017/18 cerca de 19,5 milhões de toneladas da oleaginosa, com a área avançando para um recorde de 5,45 milhões de hectares, segundo o Deral.

Em paralelo, o plantio de milho de primeira safra, colhido no verão, alcançou 98 por cento da área até segunda-feira no Paraná, ligeiramente acima dos 96 por cento observados há um ano e avanço de nove pontos percentuais na semana.

O Estado deve produzir 3,06 milhões de toneladas de milho na primeira safra. O volume é 38 por cento menor ante 2016/17 e reflete o desinteresse dos produtores em razão dos baixos preços da commodity.

TRIGO

Com relação ao trigo, a colheita da safra 2016/17 se aproxima do fim, segundo o Deral.

Até segunda-feira, 87 por cento da área havia sido colhida, avanço de 4 pontos percentuais na semana e acima dos 81 por cento de um ano atrás.

A safra de trigo deste ano no Paraná foi castigada por várias adversidades climáticas, incluindo geadas, secas e chuvas no início da colheita.

A expectativa de produção, que era inicialmente de mais de 3,1 milhões de toneladas, foi cortada semana passada para 2,24 milhões de toneladas pelo Deral.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário