Pela primeira vez, Argentina exportará trigo para o México
Depois de chegar a um acordo fitossanitário, o México começou a comprar trigo da Argentina, com um volume de 30.000 toneladas que serão embarcadas no próximo mês de dezembro. A informação é do Ministério da Agroindústria do país sul-americano. Na carteira argentina, não há registros anteriores de exportações do cereal para este mercado.
"Nosso trigo foi o que mais sofreu com as políticas de governo passadas. Junto com o presidente Macri estamos revertendo a situação. Ganhar mercados como o México é o melhor sinal que se pode ter neste momento. Temos que seguir por este caminho", disse o ministro da Agroindústria, Ricardo Buryaile.
O acordo foi feito mediante uma negociação entre a secretária de mercados agroindustriais, Marisa Bircher, o subsecretário de mercados agropecuários, Jesús Sylveira e especialistas do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa).
O México é um dos principais importadores de trigo do mundo, com compras anunais de 4,5 milhões de toneladas. O país geralmente importa o cereal de países como Estados Unidos e Canadá. Além disso, a Rússia e a Ucrânia também vinham sendo procuradas pelos mexicanos.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso