Em meio a uma seca recorde, Austrália tem alta nos preços do trigo
As preocupações crescem em torno da safra recém-plantada de trigo da Austrália, em meio a uma seca recorde na Austrália Ocidental.
No país, os futuros em Sydney para entrega em janeiro alcançaram AUS$265 a tonelada na quarta-feira (14), o maior nível em um ano, refletindo as preocupações domésticas, bem como o levantamento dos preços internacionais por conta da seca no cinturão de trigo primavera dos Estados Unidos.
Na Austrália Ocidental, que é a principal produtora de trigo do país, a umidade do solo está relativamente baixa, de acordo com a empresa Lanworth. Os níveis também estão abaixo da média no sul da Austrália, Nova Gales e Queensland.
A Lanworth acrescentou que as previsões meteorológicas são para pouca ou nenhuma chuva na próxima semana e algumas chuvas no final de junho, com temperaturas relativamente quentes.
"O padrão quente e seco irá piorar o déficit de umidade do solo", aponta a empresa.
Desenvolvimento da seca
Os comentários vieram quando a Lanworth fixou a safra australiana em 23,2 milhões de toneladas - 1 milhão de toneladas abaixo da previsão da agência oficial Abares nesta semana, que por sua vez também esteve menor do que as estimativas do Conselho Internacional de Grãos e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
"Embora as temperaturas frescas tenham dominado nas porções do sul e leste da Austrália, diminuindo a evaporação da umidade do solo, a seca em desenvolvimento ainda representa grandes riscos para a produção de trigo e limita o potencial de produção", disse a Lanworth.
Peter McMeekin, gerente na Nidera Austrália, disse que "praticamente toda a área de cultivo agora precisa de chuva para germinar e/ou ser plantada adequadamente, à medida em que passamos para a fase de inverno mais fria e menos vigorosa da estação de crescimento".
Pico nos preços
McMeekin acrescentou que "a preocupação com a produção se refletiu nos valores domésticos nas últimas três semanas".
A AgVantage, com sede em Nova Gales do Sul, disse que "o trigo teve uma semana emocionante com os preços começando a subir de uma maneira atraente".
"Se o norte de Nova Gales do Sul não tiver uma boa temporada, isso eliminará uma grande quantidade de área protéica primária e, portanto, o suprimento de trigo protéico da Austrália, aumentando o déficit protéico em todo o mundo", disse a AgVantage.
Primeiros dias
A AgVantage acrescentou que "o nordeste da Austrália está no meio de um inverno seco e frio atualmente, sem muita umidade prevista para o futuro próximo".
No entanto, a empresa também observou que a situação deverá ser monitorada até agosto, quando o potencial da safra será expressado.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário

Maio Chegou: Visão Estratégica para Produtores e Comerciantes de Feijão-Carioca

Feijão/Cepea: Movimento de queda é interrompido no encerramento de abril

As perspectivas dos fundos sobre milho e trigo na CBOT estão fora dos limites novamente

Preço do feijão preto está abaixo do mínimo estipulado pela Conab

Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025

Arroz/Cepea: Presença compradora e recuo vendedor estabilizam cotações