Agricultores indianos podem trocar pulses e oleaginosas por outras culturas devido aos baixos preços
Milhões de agricultores indianos estão buscando mudar seus plantios de pulses e oleaginosas, depois de uma campanha governamental para impulsionar a exportação tornar uma vítima de seu próprio sucesso "inundando" os mercados com as culturas, usadas em tudo: desde curry a sobremesas.
Alguns desses cultivos, como lentilhas e soja, devem ser transferidos para o plantio de cana-de-açúcar e trigo, o que pode arrastar os preços globais desses mercados para baixo com o aumento de oferta e provocar uma escassez de sementes oleaginosas e de pulses, ricos em proteínas, que são tradicionais da culinária indiana.
"Se os agricultores continuarem tendo baixos preços, então eles irão mudar para outras culturas e o ciclo será repetido com esses mesmos produtos", disse Pravin Dongre, chefe da Associação de Pulses e Grãos da Índia.
A produção de pulses deve ser de 22 milhões de toneladas no total da safra 2016/17, que se encerra em junho, 35% maior do que no ano anterior. Para as oleaginosas, aumento de 33%, chegando a 34 milhões de toneladas.
Os agricultores e a indústria dizem que há um plano do governo para comprar 2 milhões de toneladas de pulses em preços garantidos, mas isso não é suficiente para apoiar o mercado, já que o volume é pequeno e as oleaginosas ficariam de fora.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso