Excesso de umidade afeta produtividade do arroz de várzea
A terça-feira (3) deverá ser marcada pela ocorrência de pancadas de chuvas em boa parte dos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, bem como em toda a região Sul. Não dá para descartar a possibilidade de que venham ocorrer pancadas irregulares sobre Tocantins e faixa oeste da Bahia. Tempo aberto apenas sobre o norte de Minas Gerais e em grande parte da região Nordeste.
De acordo com o agrometeorologista, Marco Antônio Santos, as pancadas de chuva tornam as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, assim, como a realização dos tratos culturais e também da colheita do feijão e da soja.
No Rio Grande do Sul, a chuva já começa a trazer preocupação aos produtores de arroz e de soja, principalmente das regiões de várzea, pois como chove regularmente há alguns dias os solos estão encharcados. A previsão de mais chuva ao longo da semana poderá ocasionar um forte estresse hídrico o que afeta drasticamente o potencial produtivo das plantas. Nas demais regiões produtoras, a preocupação está na nebulosidade, pois reduz as taxas fotossintéticas, podendo afetar a produtividade das lavouras. O mesmo poderá ocorrer no Centro-Oeste e em partes do Sudeste.
Soja no Centro Oeste: como evitar o risco climático?
No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o retorno da chuva entre terça (3) e quarta-feira (4), trará alivio aos produtores, porém como serão chuvas na forma de pancadas irregulares, algumas áreas poderão não ser beneficiadas, o que continuará a apreensão por parte dos produtores, já que há regiões a mais de 17 dias sem receber uma só gota de chuva e o forte calor tem acelerado a redução dos níveis de água no solo. Porém, como há previsão de chuvas mais generalizadas para a semana que vêm, as condições poderão ser normalizadas nesses próximos 10 a 15 dias, conclui Santos.
0 comentário

Feijão: Abertura de mercado no Peru

Federarroz indica que panorama do mercado de arroz deve mudar nas próximas semanas

China aumenta compras de farelo de canola da Índia após tarifa sobre importações canadenses

Grãos: Nova safra dos EUA começa e pode ser fiel da balança para o mercado em meio a guerra comercial

Ibrafe: Calor afetou produtividade no Paraná

Feijão/Cepea: Preços do feijão preto seguem em queda; carioca se sustenta