Mais dois leilões de Pepro e PEP foram realizados nesta sexta-feira (16)
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou mais dois leilões de incentivo ao escoamento de trigo em grãos da safra 2016/2017. O primeiro, de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), descrito no Aviso nº 229, a ser pago a produtores e cooperativas dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, negociou subvenção para 192,3 mil toneladas de trigo em grãos, ou seja, 62,54% do total ofertado, de 307,5 mil t.
O Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), previsto no aviso nº 230, foi oferecido para 107,5 mil t de trigo também da Região Sul. Foi arrematado prêmio para 10 mil t do produto, equivalentes a 9,3% do total. A subvenção será paga ao participante que comprovar a compra do trigo do produtor rural ou sua cooperativa, por valor não inferior ao preço mínimo fixado pelo governo federal, e o escoar para qualquer localidade, exceto para estados que compõem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As operações de apoio à comercialização do trigo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vêm sendo realizadas desde o começo de dezembro em atendimento a demanda do setor, para equalização do preço do produto, negociado nesses mercados abaixo do preço mínimo fixado pelo governo federal, de R$ 0,6442 o quilo. Nos dois leilões anteriores, foi negociado Pepro para 212,5 mil toneladas das 285 mil ofertadas. O PEP foi arrematado para 37,7 mil t das 215 mil ofertadas pela Conab. Novas operações estão previstas para janeiro.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso