Chuvas trazem preocupação para a colheita de trigo no Brasil
As chuvas nas regiões produtoras de trigo no Brasil provocaram um movimento de preocupação por parte dos produtores de que a colheita do país pode, mais uma vez, ser prejudicada em questão de qualidade, minando esperanças de que uma grande safra poderia diminuir as importações.
Enquanto a seca esteve presente na fase de crescimento em várias áreas - incluindo o maior produtor, o estado do Paraná - o retorno das chuvas tem deixado muitos dos produtores apreensivos.
De acordo com o serviço meteorológico MDA, as áreas de trigo no sul do Brasil receberam grandes quantidades de chuva nesta semana, com o Rio Grande do Sul devendo receber "chuvas fortes, que irão parar a colheita de trigo" ao longo da semana.
No Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina, as previsões apontam para chuvas fortes e tempestadas, enquanto no Paraná a temperatura pode continuar quente, favorecendo a formação de nuvens.
No Paraná, o progresso da colheita já atingiu 64%, de acordo com o Deral, enquanto grande parte das regiões produtoras esperam começar a colher ainda na segunda quinzena de outubro.
Importações não devem cair
Os danos na colheita podem alterar as expectativas de uma colheita forte e de qualidade, que tem sido o caso do Paraná, e minando as ideias de que o Brasil irá ver suas importações caírem na campanha 2016-17.
O Brasil tipicamente importa seu trigo da Argentina e, em alguns anos, dos Estados Unidos também.
0 comentário

Ibrafe: preços do Feijão entre produtor e empacotador não se baseiam exclusivamente na lei da oferta e demanda

Feijão/Cepea: Negócios são pontuais, e preços seguem em queda

Exportações de arroz da Tailândia no primeiro trimestre caem 30% ao ano

Paraná pode ter maior área de cevada da história e aumentar liderança nacional de produção

Rússia pode ter colheita melhor que em 2024, diz banco central

Mais japoneses estão adotando o arroz estrangeiro, mesmo antes de se tornar um tópico tarifário