Seca causa queda de 80% na produção de grãos em Bom Jesus (PI)
Conhecida por suas plantações de grãos, a cidade de Bom Jesus (PI) está sofrendo com a seca. Segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, a última chuva significativa registrada na região foi entre os dias 9 e 10 de abril, quando choveu cerca de 60 milímetros. A média de chuva para o mês é de cerca de 150 milímetros. “Na prática, Bom Jesus está há praticamente três meses sem chuva. Estamos numa época de estiagem na região e percebe-se isso pelas médias históricas de chuva do município. Entre os meses de maio e setembro, é absolutamente normal a precipitação ser baixa”, explica.
No entanto, a seca tem causado prejuízos para os produtores, segundo o engenheiro agrônomo Nonato Mendes, da Provalle Consultoria Agrícola de Bom Jesus. “Nós temos aproximadamente 800 mil hectares de plantação de soja e milho, e 80% disso foi perdido”, diz.
Mendes explica que a cultura da soja necessita, desde a germinação ao crescimento vegetativo, de uma quantidade mínima de água no solo para que ela possa desenvolver todo seu potencial genético. “Além das precipitações pluviométricas terem sido abaixo da média associada, as chuvas foram mal distribuídas, concentradas em um curto espaço de tempo”, completa.
No momento, os produtores de soja da cidade não têm muito que esperar em relação à produção, já que o tempo continua seco. Segundo a meteorologista da Climatempo, pelo menos até a próxima semana, não há previsão de chuva para a região de Bom Jesus.
0 comentário

Epamig incentiva a expansão do arroz de terras altas em Minas

Receita de exportação de grãos da Argentina cresce 20% em março

Ibrafe: é hora de promover e consumir o feijão-preto

Comerciantes de grãos pedem à Ucrânia que suspenda mudanças no mecanismo de preços, dizem que exportações estão em risco

Ibrafe: Demanda superando a oferta de feijão-carioca

Abiarroz manifesta apoio à antecipação dos efeitos da reforma tributária