Clima seco pode impulsionar plantio de trigo na Argentina e afasta temores de perdas

Publicado em 06/07/2016 07:17

logo mini reuters noticias

BUENOS AIRES (Reuters) - As condições climáticas secas nos próximos dias podem impulsionar a semeadura de trigo na safra 2016/17 na Argentina, disseram um especialistas e um centro de meteorologia, o que afasta os temores sobre uma possível redução na área de plantio do cereal por excesso de água.

A previsão de clima seco foi divulgada logo após a Bolsa do Comércio de Rosário (BCR) relatar, na última semana, que a área de plantio do trigo na principal zona agrícola do país poderia ser reduzida em 20 por cento, a 550 mil hectares, devido ao excesso de umidade na região.

A Argentina é o maior exportador mundial do cultivo e segundo a Bolsa de Rosário, caso não haja redução na área plantada, os produtores semeariam 4,7 milhões de hectares de trigo no ciclo 2016/17.

"O que vem agora é clima seco com um pouco de frio, com as temperaturas se recuperando na entrada do fim de semana", disse nesta terça-feira à Reuters Germán Heinzenknecht, meteorologista da Consultoria de Climatologia Aplicada (CCA).

"O que se vê para o começo da próxima semana são chuvas, mas para o noroeste argentino, para o leste da mesopotâmia (província de Entre Ríos), e para a província de Buenos Aires. Não há previsão de chuvas que possam gerar problemas na zona produtora", acrescentou.

O Instituto de Clima e Água do governo argentino também informou em seu relatório meteorológico semanal que não espera precipitações no centro agrícola para as próximas semanas.

(Reportagem de Maximilian Heath)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário