Exportações de arroz em agosto sobem 70% em relação ao mês anterior
Os números da exportação brasileira de arroz em agosto foram animadores para o setor, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Foram exportadas 117,3 mil toneladas (base casca), 48 mil toneladas a mais do que havia sido escoado no mês passado, representando, portanto, um incremento de 70% no período. Senegal e Nicarágua, com respectivamente 38,2 mil toneladas do arroz quebrado e 20 mil toneladas do arroz com casca, foram os principais mercados atendidos no último mês. Neste ano, esse foi o terceiro melhor resultado, sendo superado apenas por maio (171,6 mil toneladas) e março deste ano (142,6 mil toneladas).
Com a viabilidade afetada pela forte valorização do dólar, a importação perde força como alternativa de abastecimento. Envolvendo 35,1 mil toneladas, o volume de arroz importado no mês de agosto foi o menor desde o início do ano comercial.
O diretor Comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) atribui ao desempenho da balança comercial brasileira de arroz a melhor notícia para o setor. “Tivemos superávit pelo décimo mês consecutivo, acumulando saldo positivo de 337 mil toneladas desde o início do ano comercial, com o embarque de 600 mil toneladas, enquanto as importações foram de 263 mil toneladas”, diz o diretor Tiago Sarmento Barata.
0 comentário
Ibrafe: Feijão-carioca segue indicando melhora
Agricultores indianos mudam de colza para outras culturas à medida que as temperaturas sobem
Feijão/Cepea: Clima favorece colheita
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil