Secretaria de Política Agrícola altera data de zoneamento agrícola para o plantio do trigo em São Paulo
No dia 13 de abril foi publicada no Diário Oficial da União a retificação das portarias nº 245 e 251 que altera o período de zoneamento agrícola para o plantio de trigo no Estado de São Paulo. A publicação é da Secretaria de Política Agrícola, departamento vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Alteração da data do zoneamento agrícola paulista é uma reivindicação constante das cooperativas e produtores e, através da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo foi possível unir forças com a cadeia produtiva na busca da correção da janela de plantio, que é de suma importância.
A região de Capão Bonito foi enquadrada no grupo 5 a 15 que determina o plantio entre 11 de fevereiro à 31 de maio. A classificação anterior determinava a semeadura entre 11 de fevereiro à 20 de maio, ou seja, a mudança foi de apenas 10 dias. Segundo os produtores e as cooperativas da região, o ideal seria o plantio ser entre 20 de março à 30 de junho devido às condições climáticas serem mais favoráveis. Além disso, a mudança na data do zoneamento garantiria aos produtores a cobertura do seguro agrícola que segue o calendário da Embrapa e, portanto, não ressarce possíveis prejuízos causados fora da data oficial.
“O aumento de 10 dias ajuda pouco. Não precisamos plantar em fevereiro, o ideal seria plantar entre 20 de março à 30 de junho”, defende Luiz Carlos Mariotto, gerente da Cooperativa Agrícola Capão Bonito.
No dia 09/02 o Presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo, Sr. Christian Saigh, o Presidente da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, Sr. Nelson Montagna e os representantes das empresas Bunge, Sr. Claudemir Toschi e Correcta, Sr. Mauricio Ghiraldelli, reuniram-se com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Sr. Arnaldo Jardim, para tratar dos principais entraves do setor e buscar soluções que beneficiem toda a cadeia produtiva. Dentre os assuntos tratados destacou-se a alteração do período de zoneamento agrícola. Acesse a matéria na integra do que foi discutido na reunião – https://migre.me/pv8wV.
0 comentário

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária