RS: Alta no preço da energia e do diesel consome lucros do arroz
Superada a crise no preço do arroz, os produtores estão agora diante de nova equação. Com 100% da área irrigada no Rio Grande do Sul e muita dependência de mecanização, a produção exige equipamentos potentes para preparar o solo e conduzir a água até as lavouras — orçamento difícil de ser ajustado devido à alta da energia elétrica e do óleo diesel. Juntos, os dois insumos respondem por até 16% do custo total de produção do arroz.
— Será um ano duríssimo para o arrozeiro — prevê Henrique Dornelles, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).
Leia a notícia na íntegra no site do Zero Hora
1 comentário

Ibrafe: Calor afetou produtividade no Paraná

Feijão/Cepea: Preços do feijão preto seguem em queda; carioca se sustenta

Ibrafe: Importadores e exportadores chegam a Brasília no final de semana

Ibrafe: Melhoram as condições das lavouras de feijão

Em números: A erosão do domínio das exportações de grãos dos EUA

Oferta ampla de arroz e demanda fraca pressionam preços no mercado nacional
Telmo Heinen Formosa - GO
Se você está num buraco, prestes a se enterrar, a primeira providencia é muito simples. Parar de cavocar... Nosso setor precisa se conscientizar que que alguns preceitos econômicos, com a globalização, deixaram de ter a conotação descrita nos Manuais ou incorporados na filosofia.
Sabemos que no geral, o governo "não age" (a não ser para o mal...). O Governo só reage. Que tal utilizar a torneirinha da regulagem da oferta? Outra atitude recomendável: "Quando você não sabe o que fazer, o melhor é não fazer nada" Os plantadores de trigo estão com este dilema, planejar seu plantio, ou não no próximo inverno?