Chuva atrasa plantio de arroz no RS, maior produtor nacional do grão
O plantio do arroz no Rio Grande do Sul era para ter começado na semana passada, mas por causa do excesso de chuva no Sul do país ao longo do inverno, o solo ficou encharcado e o preparo do solo e começo da semeadura foram prejudicados. O Estado gaúcho é o maior produtor de arroz do Brasil, responsável por 2/3 de toda produção do cereal no país.
A previsão é que os períodos de tempo seco serão curtos nas próximas duas semanas, o que deve prejudicar ainda mais o plantio. “As chuvas vão dar uma trégua na segunda-feira no sul e oeste do Rio Grande do Sul e a terça-feira será de tempo firme, ideal para as atividades no campo”, explica o meteorologista Tiago Robles.
Porém, a partir da próxima quarta-feira a chuva generalizada volta para o Rio Grande do Sul e o tempo fica chuvoso até a sexta-feira, dia 19 de setembro. “O sol volta para o Estado gaúcho somente no dia 20 deste mês”, conclui Tiago.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul e o IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz), não souberam informar se alguma região do Estado já começou o plantio do grão.
Entre os produtos destinados à alimentação humana, o arroz é o segundo em importância, por ser a base da alimentação da população, e perde apenas para o trigo. Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a produção mundial de arroz para a safra 2014/2015 será de 714,9 milhões de toneladas.
Para atingir esse valor de produção, foram plantados 161,48 milhões de hectares, e é esperada uma produtividade média de 4.427 kg/ha. Em comparação coma safra passada haverá um aumento de 0,57% na área mundial e de 0,41% na produção do cereal.
A China é maior produtor mundial de arroz, mas a sua produção atende a oferta e a demanda interna.
Os países integrantes do Mercosul deverão produzir, na safra 2014/2015, 16 milhões toneladas de arroz em casca e o Brasil será responsável por 78,27% da produção do bloco.
Segundo a Conab (Companhia Nacional do Abastecimento), de 1990 até 2013, a produção de arroz no Brasil cresceu 21,88%. O grande responsável por esse crescimento foi o Rio Grande do Sul, que aumentou em 88,97% sua produção em 23 anos.
0 comentário
Conab negocia cerca de 91,7 mil toneladas de arroz em leilões de Contrato de Opção
Hedgepoint atualiza mercado global de grãos
Arroz/Cepea: Indicador volta a operar abaixo de R$ 100/sc
Feijão/Cepea: Maior oferta e qualidade menor mantêm valores em queda
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025