Em momento favorável para as relações Brasil e México, ABPA e ApexBrasil promovem ação na maior feira de alimentos do mercado mexicano
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levarão agroindústrias exportadoras de aves e suínos para a Expo Carnes y Lacteos 2025, maior feira de alimentos do mercado mexicano, que acontecerá entre os dias 04 e 06 de março, em Monterrey (México).
Ao todo, 10 agroindústrias participarão da ação: Avenorte, Bello Alimentos, BRF, Coasul, Copacol, GTFoods, Cooperativa Lar Agroindustrial, Pamplona Alimentos, Zanchetta Alimentos e Vibra Foods. A coordenadora de marketing e promoção comercial da ABPA, Nayara Dalmolin, e o gerente de acesso a mercados, Gabriel Morelli, participarão da ação.
Além de encontros de negócios com potenciais clientes e importadores dos setores brasileiros, a ação busca reforçar a imagem brasileira como parceiro seguro para os consumidores mexicanos. Para isso, além de encontros com stakeholders, haverá a distribuição de materiais promocionais com informações sobre o setor produtivo do Brasil.
A ação ocorre pouco mais de dois meses após a renovação do “Pacote contra a Inflação e a Fome” (PACIC, sigla em espanhol), ocorrida no dia 31 de dezembro de 2024. Criado para controlar efeitos inflacionários e escassez de alimentos, o pacote incentiva a oferta por meio da importação de produtos estratégicos, como a carne de frango e a carne suína, com ausência de cotas limitadoras com tarifa zero.
Apenas em janeiro, as exportações de carne de frango para o mercado mexicano cresceram 651%, saltando de 1,4 mil no primeiro mês do ano passado para 10,7 mil toneladas no mês. O mesmo ocorreu com carne suína, que registrou 1,3 mil toneladas importadas pelo México no período - para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado foram apenas 25 toneladas.
“O mercado mexicano é nosso parceiro há anos e tem fortalecido esta parceria especialmente neste ano. Temos boas expectativas quanto aos avanços que conquistaremos nesta ação em Monterrey, ampliando ainda mais nossa presença nas gôndolas mexicanas, complementando a produção local”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
0 comentário

Preços com reajustes positivos para o mercado do frango nesta quinta-feira (3)

Quinta-feira (3) de cotações, na maioria, estáveis para o mercado de suínos

Suinocultura independente: mercado começa a esboçar reação nos preços

Falta de veterinários na inspeção de Frigoríficos limita expansão da suinocultura em MT

Frango: cotações com tímidas altas nesta quarta-feira (2)

Preços lateralizados para o mercado de suínos nesta quarta-feira (2)