Os preços mais altos dos ovos aumentaram a inflação e a receita dos supermercados do Walmart nos EUA
NOVA YORK, 20 de fevereiro (Reuters) - Os preços mais altos dos ovos, uma questão sobre a qual o presidente dos EUA, Donald Trump, falou frequentemente durante sua campanha eleitoral no ano passado, impulsionaram o Walmart (WMT.N), elevando a receita do supermercado, disse o maior varejista do mundo durante sua coletiva de lucros na quinta-feira.
O Walmart disse que sua receita de supermercado aumentou em um dígito médio no trimestre até 31 de janeiro, e uma apresentação de lucros do Walmart mostrou que a inflação do preço dos ovos foi incorporada a esse aumento. Os preços dos ovos têm subido à medida que a gripe aviária, ou influenza aviária, tem prejudicado a produção de ovos em galinhas.
"Sempre haverá algumas anomalias como o que estamos vendo agora com os ovos, como resultado da gripe aviária no outono passado", disse o diretor financeiro do Walmart, John David Rainey, em uma teleconferência com analistas de Wall Street.
"Essas coisas tendem a se resolver com o tempo, então não temos um grande número de inflação planejado para este ano", disse ele, referindo-se à perspectiva do Walmart para seu atual ano fiscal.
O Walmart atende aos consumidores preocupados com os preços, cortejados por Trump, que estão indignados com o aumento do preço dos ovos após anos de fadiga inflacionária.
Muitos americanos agora estão se preparando para preços ainda mais altos em uma ampla gama de itens se Trump implementar tarifas sobre produtos do Canadá e do México. Em novembro, o Walmart disse que tarifas altas "poderiam levar a custos maiores para nossos clientes".
O vírus exterminou mais de 156 milhões de galinhas, perus e outras aves em todo o país desde que um surto em aves começou em 2022. Perdas de galinhas poedeiras reduziram o fornecimento de ovos, fazendo os preços dispararem e levando os varejistas a restringir as compras e os restaurantes a aumentar os preços.
A rede de lanchonetes americana Waffle House adicionou uma sobretaxa de 50 centavos para cada ovo no pedido de um cliente, com cartazes afixados em suas portas no início deste mês alertando os clientes sobre o aumento.
Um grupo japonês de alto escalão, que inclui um ex-primeiro-ministro, teria elaborado planos para a Nissan.
Postagens nas redes sociais mostraram que varejistas como a Costco (COST.O), e a Trader Joe's estavam restringindo os clientes a comprar apenas um número limitado de pacotes de ovos devido ao estoque limitado de ovos.
A Costco e a Trader Joe's não estavam imediatamente disponíveis para comentar.
Um site de uma loja Wegmans sediada no estado de Nova York mostrou que atualmente permitia que os consumidores comprassem até 10 caixas de uma dúzia de ovos ou 18 ovos, com um máximo de 180 ovos.
"Com a oferta flutuando em todo o país, os preços estão subindo devido à gripe aviária e à forte demanda", diz um aviso no site.
"Embora os preços continuem mudando, estamos comprometidos em mantê-los competitivos."
Reportagem de Siddharth Cavale em Nova York; Reportagem adicional de Savyata Mishra em Bengaluru; Edição de David Gregorio
0 comentário

Estabilidade predomina no encerramento desta quinta-feira (17) para o mercado do frango

Preços no mercado de suínos se sustentam ou registram leves ganhos nesta quinta-feira (17)

Suinocultura independente: mercado sustenta e até eleva preços do animal na véspera do feriadão

Associação alega que existe um descolamento nos preços dos ovos ao consumidor em relação ao valor recebido pelo produtor

Polônia implementará medidas mais duras para conter a gripe aviária

Produção de carne suína da China no primeiro trimestre cresce 1,2% em relação a 2024 para 16,02 milhões de toneladas métricas