Gripe aviária altamente patogênica confirmada em plantel comercial na Geórgia (EUA); todas as atividades avícolas são suspensas
Atlanta, Geórgia – Hoje, o Departamento de Agricultura da Geórgia e o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirmaram um caso positivo de Influenza Aviária Altamente Patogênica (HPAI) em uma operação comercial de aves localizada no Condado de Elbert, Geórgia. Este é o primeiro caso confirmado de HPAI em uma operação comercial de aves na Geórgia e a quinta detecção no estado da Geórgia. Como resultado desta detecção, com efeito imediato, todas as exibições, shows, trocas, encontros e vendas de aves no estado estão suspensos até novo aviso.
"Pela primeira vez desde que o surto nacional em andamento começou em 2022, a HPAI foi confirmada em uma operação comercial de aves no estado da Geórgia", disse o Comissário de Agricultura da Geórgia, Tyler Harper. "Esta é uma séria ameaça à indústria número 1 da Geórgia e aos meios de subsistência de milhares de georgianos que ganham a vida na indústria avícola do nosso estado. Estamos trabalhando 24 horas por dia para mitigar qualquer disseminação adicional da doença e garantir que as atividades normais de aves na Geórgia possam ser retomadas o mais rápido possível."
Na quarta-feira, 15 de janeiro de 2025, o produtor notou sinais clínicos de gripe aviária em seu rebanho. Amostras foram coletadas na manhã de quinta-feira, 16 de janeiro de 2025, e transportadas para a Georgia Poultry Laboratory Network (GPLN) para testes. Uma detecção positiva de HPAI foi confirmada pela GPLN na tarde de quinta-feira, e posteriormente confirmada pelo National Veterinary Services Laboratory do USDA na sexta-feira, 17 de janeiro de 2025.
As equipes de gerenciamento de emergência e resposta agrícola estadual (SART) do Departamento de Agricultura da Geórgia foram imediatamente enviadas para as instalações afetadas para conduzir operações de despovoamento, limpeza e desinfecção e descarte na sexta-feira, 17 de janeiro de 2025. As operações devem continuar no fim de semana. As instalações afetadas tinham aproximadamente 45.000 matrizes de frangos de corte no local no momento da detecção.
Todas as operações comerciais de aves em um raio de 10 quilômetros (6,2 milhas) foram colocadas em quarentena e passarão por testes de vigilância por um período de pelo menos duas semanas. Como resultado dessa detecção, exibições, shows, trocas e vendas de aves (mercado de pulgas ou mercado de leilões) no estado da Geórgia estão suspensos até novo aviso. Notificações serão emitidas quando as atividades listadas puderem ser retomadas na Geórgia.
0 comentário

Cotações em campo misto fecham a sexta-feira (25) para o mercado do frango

Preço do suíno vivo cai timidamente no Paraná e em Minas Gerais nesta sexta-feira (25)

Agência agrícola dos EUA retira proposta que visa reduzir riscos de Salmonella em aves

Frango/Cepea: Média do vivo é a maior desde ago/22

Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao farelo é o menor em 3 meses

Preço do frango congelado em SP cai 1,37% nesta quinta-feira (24)