CDC dos EUA recomenda testes mais rápidos para gripe aviária em pacientes hospitalizados

Publicado em 17/01/2025 09:02

Logotipo Reuters

(Reuters) - Pessoas hospitalizadas por gripe devem ser testadas para gripe aviária dentro de 24 horas, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos na quinta-feira, em uma expansão dos esforços da agência para combater infecções contínuas em humanos.

O aviso tem como objetivo evitar atrasos na identificação de infecções humanas pelo vírus influenza aviária A (H5N1) em meio a altos níveis de influenza sazonal.

O risco da gripe aviária para o público em geral é baixo, e não há mais evidências de transmissão de pessoa para pessoa, disse a agência.

Pacientes com influenza A positiva, principalmente aqueles em unidade de terapia intensiva, devem ser testados, idealmente, dentro de 24 horas após a hospitalização para identificar o subtipo viral, disse a agência.

Antes da orientação de quinta-feira, os hospitais geralmente enviavam lotes de amostras para laboratórios para subtipagem a cada poucos dias.

Testes mais rápidos também visam ajudar os médicos a identificar como as pessoas foram infectadas e fornecer testes e medicamentos aos seus contatos próximos mais rapidamente, se necessário, disse Nirav Shah, vice-diretor principal da agência, em uma ligação com repórteres.

O CDC não acredita que tenha deixado de detectar infecções de gripe aviária em pessoas, disse Shah.

"O sistema está funcionando como deveria", disse Shah, acrescentando que as autoridades de saúde querem resultados mais cedo, caso alguma ação de saúde pública seja necessária. "O que precisamos é mudar para um sistema que nos diga o que está acontecendo no momento."

Quase 70 pessoas nos EUA, a maioria trabalhadores rurais, contraíram gripe aviária desde abril, quando o vírus circulou entre rebanhos de aves e rebanhos leiteiros.

A maioria das infecções em humanos foi leve, mas uma fatalidade foi relatada na Louisiana na semana passada.

O Departamento de Agricultura dos EUA tem mais de 300 funcionários trabalhando na resposta à gripe aviária e gastou US$ 1,5 bilhão em esforços para conter a disseminação entre aves e gado leiteiro, disse Eric Deeble, subsecretário adjunto da agência.

O CDC disse na semana passada que reconstruiria um estoque de vacina contra gripe aviária para aves.

Autoridades do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, que abrange o CDC, se reuniram repetidamente com a equipe de transição do novo governo Donald Trump em chamadas pelo Zoom e compartilharam seu manual sobre a gripe aviária, disseram autoridades na entrevista coletiva.

Autoridades do USDA também se reuniram diversas vezes com a equipe de transição para tentar garantir uma transição tranquila nas ações da agência para conter a disseminação do vírus, incluindo um exercício de simulação na Casa Branca na quarta-feira, disse Deeble.

(Reportagem de Leah Douglas e Ahmed Aboulenein em Washington, Tom Polansek em Chicago e Mariam Sunny em Bengaluru; Edição de Shailesh Kuber e Bill Berkrot)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário