Encontro de produtores atualiza técnicas de manejo da suinocultura no sul maranhense
Dono do quarto maior rebanho de suínos do Nordeste, com cerca de 1 milhão de cabeças, o Maranhão tem se tornado um mercado cada vez mais atrativo para a suinocultura. No fim de semana, um encontro técnico realizado pelo Sistema Faema/Senar/Sindicatos Rurais em Balsas, no sul do estado, apresentou números, tendências, técnicas de manejo e estratégias de mercado que atraíram cerca de 80 produtores locais.
A região sul, inclusive, é destaque na suinocultura do estado, sediando as maiores plantas dessa cadeia produtiva, de onde saem o maior número de porcos abatidos e inspecionados do estado. Toda essa produção atende os mercados do Maranhão, Piauí e Ceará.
Mas os produtores locais querem ampliar esse mercado e as oportunidades de crescimento da produção. “Trouxemos para o evento as demandas que mapeamos no trabalho regular de assistência técnica e gerencial que realizamos em nossa regional do SENAR na Chapada das Mesas. Atualmente, acompanhamos 25 produtores na região, fazendo visitas e capacitações regulares para melhorar a qualidade e produtividade das propriedades rurais que exploram essa cadeia produtiva, e também orientando para que conquistem mercado para sua produção”, explica a supervisora de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) na região, Ivone Rodrigues.
A técnica de campo do SENAR responsável pela cadeia de suinocultura no município, Joseane Rodrigues, acrescentou que o encontro priorizou temas que visam uma produção sustentável. “Buscamos capacitá-los para um melhor manejo sanitário e alimentar, além de atualiza-los sobre técnicas de inseminação artificial, entre outros assuntos que verificamos o interesse dos produtores”, explica a técnica.
O evento foi realizado no último dia 08 de março, no auditório do Sindicato de Produtores Rurais de Balsas, o Sindibalsas. Na programação, o encontro teve como palestrantes o médico veterinário Karlos Yuri Fernandes, que é fiscal estadual agropecuário da AGED (Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão); o supervisor de assistência técnica e gerencial do SENAR, Kayro Puça, e os técnicos de campo do SENAR, Jarbas Costa e Joseane Rodrigues, além do técnico em agropecuária, Lourenço Reis, da Agromina.
O público do evento foi composto por suinocultores da região e atendidos pelo programa de assistência técnica e gerencial do SENAR, consultores técnicos, representantes de granjas de Suinocultura como a Agromina e Quimera, estudantes de zootecnia IFMA, alunos do programa Jovem Aprendiz desenvolvido pelo SENAR, além do secretário municipal de Agricultura de Balsas, Francisco Miranda, o gestor da AGED em Balsas, Eugênio Pires, o presidente do SindBalsas, Daniel Marcos Lech, o Coordenador de ATeG Regional Oeste Sul, Egon Bastos, e representantes da prefeitura de Estreito.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina