EUA estão a "mais ou menos 18 meses" de encontrar vacina para gripe aviária, diz secretário da Agricultura

Publicado em 14/02/2024 17:13

Logotipo Reuters

Por Leah Douglas

(Reuters) - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos está a "mais ou menos 18 meses" de identificar uma vacina para a atual variante da gripe aviária e está desenvolvendo um processo para distribuí-la, afirmou o secretário da Agricultura norte-americano, Tom Vilsack, nesta quarta-feira. 

O departamento descobriu a gripe aviária em oito bandos comerciais e 14 bandos de quintal até agora neste ano, afetando 530.000 aves, segundo dados da agência. 

Mais de 81 milhões de aves e pássaros aquáticos dos EUA morreram por causa da gripe aviária em 47 Estados desde janeiro de 2022, segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças norte-americano. 

"Estamos provavelmente a mais ou menos 18 meses de conseguir identificar uma vacina que seria efetiva para esta (gripe aviária) particular com a qual estamos lidando agora", disse Vilsack, em uma audiência no Congresso. 

O Departamento planeja discutir a vacinação de aves com parceiros comerciais, em meio a preocupações de que outros países possam restringir importações de aves vacinadas dos EUA, afirmou Vilsack. 

A Organização Mundial para Saúde dos Animais disse em maio que governos deveriam considerar vacinas de gripe aviária para as aves para prevenir que a disseminação do vírus se transformasse em uma pandemia. 

(Reportagem de Leah Douglas)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário