Gripe aviária: Varejistas sul-africanos racionam ovos à medida que a escassez persiste

Publicado em 05/10/2023 08:30

Logotipo Reuters

JOANESBURGO (Reuters) - Os varejistas de alimentos sul-africanos Woolworths (WHLJ.J) e Pick n Pay (PIKJ.J) estão limitando a quantidade de ovos que os compradores podem comprar, enquanto o pior surto de gripe aviária do país atinge o abastecimento de ovos de mesa e ameaça o fornecimento de carne de frango.

A África do Sul enfrenta atualmente um surto de gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP), uma gripe aviária que se espalha rapidamente num bando infectado, causando uma elevada taxa de mortalidade.

Os produtores alertaram sobre a escassez de carne de frango nas próximas semanas, enquanto as fileiras de prateleiras de ovos em algumas lojas visitadas por um jornalista da Reuters estavam vazias.

“Tal como acontece em todo o mercado, estamos a enfrentar desafios significativos com o nosso fornecimento devido à gripe aviária”, disse Woolworths, um retalhista de produtos alimentares de luxo.

“Por causa disso, implementamos um limite de compras de ovos inteiros em nossas lojas de 6 ovos por cliente, enquanto trabalhamos com nossos agricultores para garantir o retorno regular do fornecimento o mais rápido possível”.

A Pick n Pay disse que limitará as compras a um ou dois pacotes de ovos por cliente, dependendo da região.

O maior grupo varejista do país, Shoprite (SHPJ.J), disse à Reuters que estava trabalhando em estreita colaboração com os fornecedores, “garantindo o máximo de estoque possível e utilizando nossa cadeia de suprimentos para transportá-lo para regiões que enfrentam escassez”.

A varejista, que também possui redes Checkers, acrescentou que não tem planos de racionar ovos no momento. A sua aplicação de compras online Checkers Sixty60, na parte norte de Joanesburgo, mostrou que todos os ovos estavam esgotados, enquanto algumas marcas de carne de frango também estavam esgotadas.

A Massmart, de propriedade do US Walmart Inc (WMT.N) , disse à Reuters que os ovos estavam sendo vendidos muito rapidamente em meio à oferta “errática”.

Na semana passada, a RCL Foods (RCLJ.J) disse que sua unidade avícola Rainbow abateu 410.000 frangos, enquanto seus pares, incluindo o maior processador integrado de aves do país, Astral Foods (ARLJ.J) e Quantum Foods (QFHJ.J) , disseram que a ave O surto de gripe aviária estava a devastar um setor já sobrecarregado pela crise elétrica da África do Sul e pelos custos crescentes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário