Comitiva saudita visita sede da avicultura gaúcha em Porto Alegre
Uma delegação da Arábia Saudita esteve na sede da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), na sexta-feira (4/8). O objetivo da visita foi ampliar as relações comerciais com os sauditas, que já importam volumes consideráveis de carne de frango produzida no Estado. A comitiva, que veio participar do Fórum Investimentos Brasil-Arábia Saudita, em São Paulo, foi liderada pelo ministro saudita Khalid Al-Falih, o qual enviou três integrantes para o Estado. A mediação da vinda do grupo saudita foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo.
O diretor do Departamento Promoção Comercial e Relações Institucionais (DPCI), Evaldo da Silva Júnior, e a assessora do DPCI, Astrid Schünemann, acompanharam a visitação. O diretor do Ministério de Investimentos da Arábia Saudita, Walled S. AlRubaie, responsável pela comitiva destacada para o Estado, enfatizou o interesse em estreitar o comércio com o setor gaúcho.
Segundo José Eduardo dos Santos, presidente executivo da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), a Arábia Saudita importou em 2022, 340 mil toneladas de carne de frango produzida no Brasil, representando 7,30% das exportações brasileiras no ano passado.
O dirigente ressaltou a importância de expandir esse mercado, que ajuda na manutenção da cadeia produtiva, especialmente para as granjas exportadoras. “Foi um encontro positivo, onde as lideranças se mostraram inclinadas a aumentar essa relação comercial, que hoje é vital para o sustento da cadeia produtiva”, disse. O senador Luiz Carlos Heinze foi convidado pela entidade para conhecer os investidores sauditas.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina