Onda de gripe aviária na França termina após 10 milhões de aves abatidas

Publicado em 28/06/2023 15:02

Logotipo Reuters

PARIS, 28 Jun (Reuters) - Uma onda de surtos de gripe aviária na França no mês passado parou após o abate de 10 milhões de aves nesta temporada, disse o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira, ao confirmar que lançará a vacinação contra o vírus. no outono.

A França está entre os países mais afetados pela disseminação sem precedentes da gripe aviária - comumente chamada de gripe aviária - que matou centenas de milhões de aves nos últimos dois anos, interrompendo o fornecimento de carne e ovos de aves.

Cerca de 22 milhões de aves foram abatidas na França na temporada 2021/22.

A vacinação contra a gripe aviária começará em outubro e será obrigatória para todos os patos em toda a França, tornando-se o primeiro país do mundo a lançar uma campanha nacional de vacinação, disseram funcionários do Ministério da Agricultura a repórteres.

A duração da campanha de vacinação - se durante todo o ano ou apenas no outono e inverno - ainda será decidida, dependendo do orçamento alocado, disseram as autoridades.

A Agência Francesa de Medicamentos Veterinários (ANMV) autorizou o uso de vacinas de três empresas, a francesa Ceva Animal Health, a alemã Boehringer Ingelheim e a americana Zoetis Animal Health (ZTS.N), disseram eles .

Uma pré-encomenda de 80 milhões de doses foi lançada em abril e uma decisão formal é esperada para o próximo mês, disseram as autoridades.

Testes feitos na França com as vacinas da Ceva e da Boehringer Ingelheim mostraram resultados favoráveis . Os funcionários não puderam dizer onde a Zoetis realizou seus testes.

Os governos têm considerado cada vez mais a vacinação nos últimos meses para conter a propagação do vírus, embora alguns resistam devido a preocupações de que isso possa afetar as exportações para países que proibiram aves vacinadas por temores de que aves infectadas possam escapar da rede.

Reportagem de Sybille de La Hamaide Edição de Mark Potter

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário