Mapa alerta para confusão de imagens veiculadas pela imprensa para ilustrar Gripe Aviária
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta quarta-feira (31) nota em que alerta para confusão de imagens veiculadas pela imprensa para ilustrar a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1), doença que teve os primeiros casos confirmados nos últimos dias no Brasil em aves silvestres.
"Até o momento, a doença só foi verificada em aves silvestres, no entanto, alguns veículos estão utilizando fotos de granjas comerciais em suas publicações, o que pode confundir o público sobre a segurança do consumo de ovos e de carnes de aves", diz um trecho da nota.
A pasta ressalta que o "Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de livre de influenza aviária, exportando seus produtos para consumo de forma segura", destacou.
"Reafirmamos que o vírus não foi detectado na produção comercial de aves no Brasil. Além disso, é importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas)", disse.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina