Gripe aviária: mais quatro aves com suspeita de contaminação pelo vírus são encontradas no Espírito Santo
A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) informa que estão em análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), as amostras de quatro novas aves que apresentaram sintomatologia suspeita de influenza aviária (vírus H5N1). Os animais são todos da espécie trinta-réis de bando e foram localizados nos municípios de Nova Venécia, Itapemirim, Linhares e Vitória.
Como parte dos procedimentos previstos no Plano Nacional de Vigilância de Influenza Aviária, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES) está mapeando as áreas do foco e realizando vistorias nas propriedades.
Leia mais:
+ Brasil registra caso de gripe aviária em aves silvestres, Mapa alerta para cuidados
+ ABPA emite nota após confirmação de gripe aviária no Brasil
+ Gripe aviária: Casos restritos em aves silvestres não abalam status do Brasil, diz analista
De acordo com a Gerência de Defesa Sanitária Animal do Idaf, o objetivo é proceder a vigilância clínica, direcionando os servidores para ações de monitoramento e de busca ativa de animais com sintomas compatíveis com a doença. Paralelamente, ações de educação sanitária estão sendo realizadas com os produtores rurais.
A Seag destaca que, juntamente com a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), as medidas de biossegurança estão sendo reforçadas, fortalecendo um trabalho que já vinha sendo conduzido de forma responsável e cautelosa pelo setor produtivo, atuando de forma preventiva para proteger o plantel capixaba e a economia local.
Conforme Portaria Mapa nº 572, de 20 de março de 2023, estão proibidos eventos de aglomeração de aves vivas e acesso a piquetes nas produções caipiras em todo o País como forma de prevenir a disseminação da doença.
Leia mais:
+ AVES reforça comunicação com produtores sobre os cuidados com a Influenza Aviária
+ Espírito Santo tem primeiro caso suspeito de gripe aviária em humano
Eutanásia
Em relação à eutanásia realizada nas 26 aves do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhas (Ipram), o procedimento foi realizado conforme determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária como medida preventiva, uma vez que foi constatada a possibilidade de transmissão local, colocando em risco as demais aves que estão no meio ambiente e as pessoas que trabalham com essas aves. Todo procedimento foi amparado na legislação vigente.
A eutanásia é um procedimento de levar o animal a óbito, com acompanhamento de um médico-veterinário, respeitando os princípios do bem-estar animal, sem dor e com o mínimo de estresse.
Transmissão para seres humanos
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informa que, desde o dia 16 de maio, equipes da Vigilância em Saúde da Sesa, juntamente com o Idaf/ES, realizam investigação de campo em Vitória, Cariacica e Marataízes para identificar pessoas que tiveram contato com aves contaminadas.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, foram identificados 33 possíveis expostos no Parque Fazendinha, sendo que um deles está em isolamento em sua própria residência, sem sintomas gripais e monitorado pelo município. O período de vigência de isolamento termina nesta sexta-feira (19), caso ele permaneça sem sintomas gripais.
Na manhã dessa quarta-feira (17), o município de Vitória realizou a coleta das 33 amostras de contatos e enviou ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES). O laboratório realizou a conferência do material e realizou o envio, no início da tarde desta quinta-feira (18), para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ainda não há informação sobre o prazo para divulgação dos resultados dessas análises.
A Sesa esclarece que as pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a gripe aviária (vírus H5N1) devem ser monitoradas e manter o isolamento social se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.
A população deve evitar estritamente contato com aves doentes ou mortas, incluindo aves silvestres e, ao avistar essas situações, acionar imediatamente o Idaf no município (www.idaf.es.gov.br/contatosidaf) ou fazer a notificação pelo e-Sisbravet (https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormularioInternet.action).
Todas as ações estão sendo desenvolvidas em estreito alinhamento com os demais órgãos do Governo do Estado, como a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a Secretaria da Saúde e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), além do Ministérios da Agricultura e Pecuária e da Saúde e as representações do setor produtivo da avicultura comercial.
0 comentário

Frango: preços estáveis ou com quedas tímidas nesta segunda-feira (5)

Cotações no mercado de suínos nesta segunda-feira (5) em sustentação

Tyson Foods supera estimativas de lucro com forte demanda por carne de frango

Conbrasul Ovos 2025 anuncia pacote de benefícios inédito para participantes Membro Conbrasul Premium (MCP)

Mercado do frango fecha esta sexta-feira (2) em campo misto

Suínos: cotações fecham esta sexta-feira (2) praticamente estáveis