Devido à casos de gripe aviária, Chile suspende temporada de caça a aves selvagens

Publicado em 06/04/2023 09:03
A medida visa evitar o manejo e a transferência de aves que possam estar infectadas com o vírus da influenza aviária.

O Ministério da Agricultura do Chile decidiu proibir temporariamente a caça de todas as espécies de aves selvagens através do Serviço Agrícola e Pecuário (SAG, na sigla em espanhol) de forma a prevenir a propagação da gripe aviária .

A suspensão da temporada de caça de aves silvestres entra em vigor a partir de hoje, após sua publicação no Diário Oficial da União, e contempla as espécies detalhadas no artigo 5º do Regulamento da Lei nº 19.473.

A medida, que entra em vigor hoje após a sua publicação em Diário da República, visa impedir o manuseamento e transferência de aves, eventualmente positivas, que possam transmitir o vírus.

Normalmente, a época de caça começa em abril em todo o país, de acordo com os tipos de espécies e áreas, de acordo com os critérios estabelecidos na Lei de Caça e seus regulamentos.

Situação atual da gripe aviária H5N1

A gripe aviária H5N1 chegou ao Chile por meio de aves migratórias do hemisfério norte . Desta forma, os países foram contaminados à medida que avançava para o sul do continente. 

No Chile, o primeiro caso de gripe aviária foi detectado em dezembro do ano passado, espalhando-se por 14 regiões, principalmente por meio da fauna marinha, que está causando sérios danos à biodiversidade. 

Segundo relatórios do SAG, existem atualmente 40 espécies afetadas pelo vírus em todo o país.

Até o momento, o Serviço já colheu amostras de mais de 3.000 aves silvestres. Entre os mais afetados estão: 

Pelicano
Guanay
gaivota dominicana
garuma
piqueiro

Efeitos da gripe aviária em aves domésticas

No que diz respeito à afetação de aves domésticas, o SAG realizou mais de 29.000 amostras com 69 aves domésticas positivas, todas erradicadas. 

Na indústria , já foram amostradas mais de 5.000 aves , sendo 5 lotes industriais positivos, o último em Valparaíso, que já foi controlado. Até o momento não há casos positivos do setor no país.

O SAG reitera o apelo à população para não tocar ou movimentar aves doentes ou mortas. Enquanto isso, os proprietários de aves são chamados a medidas extremas de biossegurança em suas instalações

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo do Chile

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário