Devido à casos de gripe aviária, Chile suspende temporada de caça a aves selvagens
O Ministério da Agricultura do Chile decidiu proibir temporariamente a caça de todas as espécies de aves selvagens através do Serviço Agrícola e Pecuário (SAG, na sigla em espanhol) de forma a prevenir a propagação da gripe aviária .
A suspensão da temporada de caça de aves silvestres entra em vigor a partir de hoje, após sua publicação no Diário Oficial da União, e contempla as espécies detalhadas no artigo 5º do Regulamento da Lei nº 19.473.
A medida, que entra em vigor hoje após a sua publicação em Diário da República, visa impedir o manuseamento e transferência de aves, eventualmente positivas, que possam transmitir o vírus.
Normalmente, a época de caça começa em abril em todo o país, de acordo com os tipos de espécies e áreas, de acordo com os critérios estabelecidos na Lei de Caça e seus regulamentos.
Situação atual da gripe aviária H5N1
A gripe aviária H5N1 chegou ao Chile por meio de aves migratórias do hemisfério norte . Desta forma, os países foram contaminados à medida que avançava para o sul do continente.
No Chile, o primeiro caso de gripe aviária foi detectado em dezembro do ano passado, espalhando-se por 14 regiões, principalmente por meio da fauna marinha, que está causando sérios danos à biodiversidade.
Segundo relatórios do SAG, existem atualmente 40 espécies afetadas pelo vírus em todo o país.
Até o momento, o Serviço já colheu amostras de mais de 3.000 aves silvestres. Entre os mais afetados estão:
Pelicano
Guanay
gaivota dominicana
garuma
piqueiro
Efeitos da gripe aviária em aves domésticas
No que diz respeito à afetação de aves domésticas, o SAG realizou mais de 29.000 amostras com 69 aves domésticas positivas, todas erradicadas.
Na indústria , já foram amostradas mais de 5.000 aves , sendo 5 lotes industriais positivos, o último em Valparaíso, que já foi controlado. Até o momento não há casos positivos do setor no país.
O SAG reitera o apelo à população para não tocar ou movimentar aves doentes ou mortas. Enquanto isso, os proprietários de aves são chamados a medidas extremas de biossegurança em suas instalações
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina