Situação da gripe aviária no Japão se agrava e país está quase sem áreas para enterrar aves

Publicado em 05/04/2023 09:05

(Bloomberg) - 

O pior surto de gripe aviária de todos os tempos no Japão dizimou seus rebanhos de aves e elevou os preços dos ovos . Agora falta espaço para enterrar galinhas mortas.

Mais de 17 milhões de aves foram mortas em todo o país nesta temporada. O descarte de carcaças deve ser feito adequadamente para evitar a propagação do vírus ou a contaminação do abastecimento de água. Governos locais e agricultores dizem que faltam terras adequadas para enterrá-los, informou a emissora nacional NHK.

O caso do Japão destaca a necessidade de os países revisarem como lidam com a gripe aviária, especialmente porque o número recorde de mortes devido ao vírus está se tornando uma norma em todo o mundo. Embora os surtos tenham ocorrido principalmente na Europa, Estados Unidos e Ásia, a doença se espalhou ainda mais para a América do Sul nos últimos meses, com Argentina , Uruguai e Bolívia relatando seus primeiros casos.

Isso está afetando a oferta global de carne e ovos em um momento de crescentes temores de inflação. O surto no Japão forçou empresas como McDonald's e 7-Eleven a suspender a venda de itens relacionados a ovos ou aumentar seus preços. 


Agricultores e autoridades geralmente desenvolvem planos pré-incidentes para gerenciar os resíduos gerados durante um surto de gripe aviária, incluindo carcaças, estrume e equipamentos de proteção individual. Mas o número de frangos a serem descartados aumentou além das expectativas, disse a NHK. Algumas regiões estão queimando as galinhas mortas se conseguirem instalações de incineração.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário