El Salvador permanece livre de casos de gripe aviária
No âmbito do plano preventivo lançado pelo Governo do Presidente Nayib Bukele, devido aos casos de gripe aviária notificados nos países da região, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG), através da Divisão de Serviços Veterinários (DSV), realizou mais de 3.950 testes nas últimas semanas para descartar a presença da gripe aviária, por meio de amostras sorológicas e swabs traqueais em aves domésticas, silvestres e migratórias.
Os testes foram enviados para a Rede de Laboratórios Veterinários MAG, onde se constatou, com base em diagnósticos e análises, que até ao momento o país se mantém livre da gripe aviária.
Segundo os veterinários do DSV, nas últimas semanas foram feitas 252 visitas a unidades de produção em comunidades e cantões de todo o país para colher as amostras, onde são criadas aves domésticas e produzidas granjas de postura, reprodução ou engorda.
As jornadas de trabalho consistiram na realização de testes de PCR, isolamento viral para diagnóstico de influenza aviária e coleta de sangue para avaliação da presença do vírus por meio do teste de Imunodifusão em Gel de Ágar.
Veterinários e especialistas do MAG prestaram assistência técnica aos proprietários de aves; Além disso, receberam informações sobre o alerta preventivo contra a gripe aviária.
Da mesma forma, como parte do trabalho preventivo, por meio da Divisão de Serviços Veterinários, são oferecidos treinamentos a avicultores, técnicos aviários e trabalhadores rurais, para que conheçam a doença e tomem as medidas pertinentes para salvaguardar o patrimônio avícola de El Salvador. .
O MAG garante vigilância epidemiológica constante por meio de controles, amostragem, monitoramento, investigações, divulgação de informações e vacinação; Além disso, a instituição reforçou as medidas de biossegurança dos produtores, o que tem permitido que o país se mantenha livre do vírus da gripe aviária.
Como parte do plano, a pasta agropecuária reforçou e ampliou suas ações preventivas para garantir a segurança alimentar das famílias rurais que criam aves domésticas, já que os produtos avícolas fazem parte de sua alimentação e impulsionam suas economias.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina