Casos de gripe aviária na Argentina sobem para 36
O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentinaconfirmou 2 casos positivos de influenza aviária (IA) H5 em aves domésticas nas províncias de Córdoba e Neuquén, somando um total de 36 detecções da doença até o momento em o país desde a primeira detecção, em 15 de fevereiro.
Leia mais:
Das 11 amostras analisadas no domingo (5) pelo Laboratório Nacional do Senasa, 9 tiveram diagnóstico negativo e 2 positivo para AI H5, 2 em aves de domésticas em estabelecimentos das localidades cordobesas de La Cautiva e Las Lajas em Neuquén.
Após a confirmação dos casos, agentes dos centros regionais Córdoba e Patagônia Norte realizarão as ações sanitárias correspondentes nas propriedades afetadas. Por sua vez, o Senasa está trabalhando em ações sanitárias e de varrimento em todas as regiões onde foram feitas as constatações.
Desta forma, das mais de 200 notificações analisadas pelo Laboratório Senasa, até o momento, há 36 casos confirmados, sendo: 30 em aves domésticas, 4 em aves silverstres e 2 em aves de criação comercial. A distribuição dos casos se dá da seguinte maneira: 16 em Córdoba, 8 em Buenos Aires, 3 em Neuquén, 3 em Santa Fe, 2 em Río Negro, 1 em Jujuy, 1 em Santiago del Estero; 1 em San Luis e 1 em Salta.
Ações
Na província de Río Negro , desde o início da manhã de domingo, uma equipe de profissionais do Centro Regional Patagônia Norte do Senasa continuou com os trabalhos de varrimento em Lamarque , na área onde foi detectado um caso de gripe aviária em aves na semana passada. Além de visitar as pessoas que moram no local, oferecendo informações sobre a doença e fazendo um levantamento do estado de saúde de suas aves , eles aproveitam para dar antiparasitários aos cães do local e aplicar vacina antirrábica .
Da mesma forma, em Mainqué , o Senasa completou o esvaziamento sanitário no estabelecimento onde foi detectado um caso da doença em aves. Ao mesmo tempo, prosseguiu o rescaldo na zona definida como emergência sanitária onde os agentes do organismo nacional informam a população envolvente sobre a situação e providenciam medidas preventivas.
Na mesma linha, o pessoal da Barreira Zoofitossanitária Patagônica Senasa continuou com os controles nas vias de entrada e saída da área . O pessoal da Saúde Pública de Río Negro continua em estado de guarda passiva para atender caso seja necessário.
Na província de Neuquén , após a confirmação de um caso de IA no município de San Patricio del Chañar , os profissionais de Sanidade Animal do Centro Regional Senasa Patagônia Norte realizaram tarefas sanitárias definidas nos protocolos e também mobilizaram as autoridades locais para especificar enterro sanitário de aves.
Enquanto isso, na província de Santiago del Estero , agentes do Centro Regional NOA Sur do Senasa realizaram o despovoamento total dos animais em uma casa onde a gripe aviária foi detectada na sexta-feira em aves de quintal. localizada em Tourena, departamento de Robles , a 21 quilómetros da capital provincial.
Além disso, agentes do Senasa realizam buscas em um raio de três quilômetros ao redor do foco sem, até o momento, terem detectado qualquer notícia.
O diretor do Centro Regional Noa Sur do Senasa, José Diego Luque , que esteve presente no local, disse: "Colocamos em prática todos os protocolos para este tipo de emergência de saúde e estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Produção de Santiago del Estero e instituições privadas e estatais de vigilância epidemiológica”.
Prevenção
Ao mesmo tempo, nas áreas do país onde não foi detectada a presença de IA, o Senasa mantém medidas permanentes de prevenção e vigilância; tendo reforçado os controles nas passagens fronteiriças com Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai, nas províncias de Entre Ríos, Chaco, Formosa, Corrientes, Misiones, Jujuy e Salta.
Medidas
O Senasa enfatiza sua recomendação ao setor produtivo de reforçar as medidas de manejo, higiene e biossegurança de suas granjas e que notifiquem imediatamente qualquer detecção de sinais clínicos nervosos, digestivos ou respiratórios, diminuição da produção de ovos, no consumo de água ou comida e alta mortalidade em aves domésticas ou selvagens. Lembre-se também de tomar todas as medidas
0 comentário

Estabilidade predomina no encerramento desta quinta-feira (17) para o mercado do frango

Preços no mercado de suínos se sustentam ou registram leves ganhos nesta quinta-feira (17)

Suinocultura independente: mercado sustenta e até eleva preços do animal na véspera do feriadão

Associação alega que existe um descolamento nos preços dos ovos ao consumidor em relação ao valor recebido pelo produtor

Polônia implementará medidas mais duras para conter a gripe aviária

Produção de carne suína da China no primeiro trimestre cresce 1,2% em relação a 2024 para 16,02 milhões de toneladas métricas