Sistema CNA/Senar promove debate sobre influenza aviária
O Sistema CNA/Senar realizou uma live, na quinta (2), para debater a influenza aviária, os riscos da doença para a avicultura e as medidas de segurança sanitária que os produtores rurais devem adotar para evitar a entrada da enfermidade no país.
A live foi mediada pelo assessor técnico do Senar, Vilton Júnior, e contou com a participação do presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Adroaldo Hoffmann, e do assessor técnico da CNA, Rafael Lima.
O Brasil é um país livre da gripe aviária, mas o sinal de alerta vem de países vizinhos como Argentina e Uruguai, onde ocorreram casos de contaminação de aves. A influenza já está presente também na Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Chile e Equador. É uma doença contagiosa, provocada por um vírus, e que pode afetar a saúde de aves domésticas e silvestres.
Adroaldo Hoffmann afirmou que, por ser um setor tão importante da economia, os produtores rurais vêm mantendo por décadas as medidas de segurança sanitárias eficazes para garantir a qualidade da carne de frango produzida no país.
“Contamos com três sólidos pilares: o trabalho dos órgãos de controle sanitário com atuação rápida, os projetos das integradoras, que já contemplavam uma série de cuidados, e o produtor que, apesar das dificuldades financeiras, manteve as medidas de segurança sanitária ao longo dos anos” disse Hoffmann.
Segundo Rafael Lima, a avicultura tem grande relevância tanto para o consumo interno, que responde por cerca de 70% do total da produção, quanto para exportação, que hoje já representa 30% do total produzido. De acordo com ele, os principais clientes da carne de frango brasileira são China, Japão, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.
Diante de todo o cenário apresentado, Vilton Júnior enfatizou a importância de os produtores rurais estarem atentos e manterem o rigor na aplicação das medidas de segurança e destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Senar em todo o país.
Vilton também apresentou o guia Influenza Aviária: Ajude a proteger o Brasil , produzido pela CNA com medidas de segurança dentro das granjas, que é distribuído aos produtores rurais, e o livro digital Diálogos para Prevenção da Influenza Aviária , pulicado recentemente pelo Ministério da Agricultura.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina