Argentina chega a 30 casos de gripe aviária, sendo 2 deles em aviários

Publicado em 03/03/2023 08:56 e atualizado em 03/03/2023 09:42

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina confirmou mais 4 casos positivos de influenza aviária (IA) H5, 1 em aves de criação (segundo caso no país, o primeiro foi detectado em Río Negro) e 1 em quintal na província de Buenos Aires e 2 no quintal da província de Córdoba, totalizando 30 detecções da doença até o momento em todo o país. A atualização dos casos foi feita no final da noite de quinta-feira (2).

Leia mais:

+ Governo da Argentina "auto-suspende" as exportações de produtos avícolas após detecção gripe aviária em aves de criação

+ Duas pessoas são diagnosticadas com gripe aviária na China

Das 13 amostras analisadas na quinta-feira pelo Laboratório Nacional do Senasa, 4 tiveram diagnóstico positivo de AI H5, 1 em aviário em um estabelecimento na cidade portenha de General Alvear e 1 em um quintal em Las Flores. Enquanto os 2 restantes em aves de quintal correspondem às cidades cordobesas de Laboulaye e Colonia El Árbol.

Após a confirmação dos casos, agentes dos centros regionais Buenos Aires Norte e Córdoba del Senasa realizarão as ações sanitárias correspondentes nas propriedades afetadas. Por sua vez, o Senasa está trabalhando em ações sanitárias e de varrimento em todas as regiões onde foram feitas as constatações.

Desta forma, das cerca de 200 notificações analisadas pelo Laboratório Senasa, até o momento, há 30 casos confirmados: aves silvestres (3), quintal (25) e setor comercial (2) assim distribuídos: 15 em Córdoba, 7 em Buenos Aires, 2 em Río Negro, 2 em Santa Fe, 1 em Jujuy, 1 em Neuquén, 1 em San Luis e 1 em Salta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo da Argentina

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário