Após feira, exportadores brasileiros projetam US$ 80 milhões em negócios no México
Terminou bem-sucedida a ação liderada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), durante a Expo Carnes y Lacteos 2023, principal evento da indústria de proteína animal mexicana, realizada entre os dias 21 e 23 de fevereiro em Monterrey (México).
De acordo com os levantamentos feitos junto às indústrias brasileiras participantes da ação, foram realizados US$ 6,7 milhões em negócios durante os três dias de evento. A expectativa é de que mais de US$ 80 milhões em exportações sejam gerados a partir dos contatos comerciais estabelecidos no evento.
A ação contou com cinco agroindústrias brasileiras que estiveram no espaço da ABPA: BRF, Copacol, C.Vale, Netto Alimentos e Pif Paf reunindo as cadeias exportadoras de carne de frango, de ovos e de carne suína - cuja abertura foi recentemente consolidada. Outras empresas brasileiras também estiveram presentes durante o evento.
Além de contatos comerciais, a ABPA realizou diversos encontros com stakeholders locais, com o objetivo de reforçar a posição brasileira no apoio ao suprimento da demanda local de alimentos, em complementação à produção local dessas proteínas. Com este mesmo objetivo, materiais promocionais impressos e eletrônicos foram distribuídos com informações sobre as empresas exportadoras e sobre a cadeia produtiva do Brasil.
“Após quatro anos, retornamos à Expo Carnes y Lacteos e o resultado não poderia ser mais positivo. A forte procura pelos exportadores brasileiros nos indicam a consolidação de uma relação de longo prazo. Queremos consolidar nossa posição de apoio à produção local e à população mexicana, contribuindo para o suprimento da demanda por aves, suínos e ovos, em um momento especialmente delicado para o quadro inflacionário do país da América do Norte. A participação no evento também marcou a realização das primeiras vendas de carne suína para o mercado”, avalia Luís Rua, diretor de mercados da ABPA, que participou da ação.
O México está entre os 10 principais importadores de carne de frango do Brasil. Em 2022, importou 140,3 mil toneladas do produto avícola brasileiro, volume que superou em 34,3% o total importado pelo país em 2021, com 104,4 mil toneladas.
SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a ApexBrasil, das cinco marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.
SOBRE A APEXBRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE AS MARCAS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a ApexBrasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos, patos, ovos e material genético produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Cerca de 62 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
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