Novos casos positivos de gripe aviária em aves de quintal em Córdoba, na Argentina, totalizando 24 casos
O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Alimentar (Senasa) confirmou 4 casos positivos de gripe aviária (IA) H5 em aves domésticas na província de Córdoba, perfazendo um total de 24 detecções da doença até agora.
Das nove amostras analisadas hoje pelo Laboratório Nacional Senasa, 5 tiveram diagnóstico negativo e 4 foram positivas para AI H5 em aves de quintal de estabelecimentos localizados nas localidades de Carnerillo, Alejandro Roca, Laboulaye e Bell Ville, província de Córdoba.
Após a confirmação dos casos, agentes do Centro Regional de Córdoba del Senasa realizarão as ações sanitárias correspondentes nas propriedades afetadas.
Desta forma, até o momento, são 24 casos confirmados em aves silvestres e de quintal (13 em Córdoba, 4 em Buenos Aires, 2 em Santa Fe, 1 em Jujuy, 1 em Neuquén, 1 em Río Negro, 1 em San Luis e 1 em Salta).
O Senasa está trabalhando em ações sanitárias e de varredura em todas as regiões onde foram feitas as constatações.
Córdoba
No âmbito da emergência sanitária ordenada pela gripe aviária, agentes do Centro Regional Córdoba del Senasa realizaram hoje verificações de rota em 12 pontos diferentes da Província. Agentes da Polícia Provincial e pessoal das diferentes dependências provinciais também participaram nos controlos. Além disso, continua a fornecer informações à comunidade e setores relacionados na região.
Neuquén
"Na segunda-feira finalizamos o levantamento de toda a área sob vigilância sanitária no Parque Nacional Laguna Blanca, visitando 72 famílias que vivem no local e recomendando medidas de prevenção de doenças", disse o supervisor de Saúde Animal do Centro Regional Patagônia Norte em Neuquén, Luciano Mammoni .
Além disso, elogiou a assistência recebida por todas as instituições públicas da área, a nível municipal, provincial e nacional, lembrando que "visitas às famílias dos moradores da Comunidade Zapata, da Associação para o Desenvolvimento Rural e outros presentes na na área, foram realizadas na companhia de brigadistas e guardas florestais do Parque Nacional".
Rio Preto
No marco da Festa Nacional da Maçã realizada neste final de semana na localidade de General Roca em Río Negro, a equipe técnica profissional do Centro Regional Senasa Patagônia Norte continuou a sensibilizar sobre as características da gripe aviária.
Além da entrega de folhetos e do bate-papo com os frequentadores da fazenda da maçã, foram veiculados os vídeos informativos do trailer institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas da Nação.
Formosa
O Senasa explicou a situação da doença e as medidas estabelecidas às instituições que colaboram nas operações de salvaguarda da produção avícola nacional.
A reunião foi realizada na sede do Centro Regional Senasa Chaco Formosa e contou com a presença de funcionários da Unidade Especial de Assuntos Rurais (UEAR), da Polícia da Província de Formosa, da Prefeitura Naval Argentina e da Alfândega.
O diretor do Centro Regional Senasa Chaco Formosa, Facundo Galvani, e o supervisor de Saúde Animal, Miguel Aránguiz, explicaram o que é a gripe aviária, como se transmite, quais são os sintomas, qual é a situação sanitária do país e da região, migração de aves silvestres e as novas medidas adotadas por meio de resoluções para evitar a propagação do vírus e preservar a saúde das aves domésticas e capineiras.
Da mesma forma, o Senasa e as diferentes forças concordaram em reforçar o trabalho conjunto nas operações de controle de rotas, passagens de fronteira e estabelecimentos agropecuários.
CONTROLES EM ROTAS
Nas províncias de Chaco e Formosa, foram reforçados os controles fixos e aleatórios nas rotas para controlar o cumprimento das medidas sanitárias determinadas para prevenir a propagação da gripe aviária.
A patrulha móvel do Senasa realizou operações na Rota Nacional 81, na fronteira entre Formosa e Salta, e na Rota Nacional 11, no acesso ao povo chaconês de La Leonesa.
CONTROLES DE FRONTEIRA
Também foram reforçados os controles fronteiriços na ponte San Ignacio de Loyola que liga a cidade formosa de Clorinda ao Paraguai e na ponte Formosa - Alberdi (Paraguai).
Nesses pontos, além de realizar os controles habituais, são distribuídos folhetos referentes à gripe aviária e se dialoga com a população que faz trânsito no bairro para informar sobre a proibição de entrar na República Argentina com determinados produtos alimentícios, plantas, vegetais e animais que possam conter pragas e doenças.
Outra das atividades realizadas no âmbito da emergência da gripe aviária foi uma reunião entre Galvani e o coordenador da Reserva da Biosfera Laguna Oca del Río Paraguai, Fernando Fourcans, onde informaram sobre a situação da IA e solicitaram colaboração para que sua vaqueanos que visitam regularmente a reserva notificam imediatamente o Senasa na presença de aves mortas ou com sintomas compatíveis.
Além disso, foi acordada a realização de uma oficina explicativa sobre a doença para técnicos e aberta à comunidade.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina