Influenza aviária: Confirmado caso positivo em aves domésticas na província de Buenos Aires

Publicado em 27/02/2023 08:51
Desde a primeira detecção de um caso da doença, no dia 15 de fevereiro, país já soma 20 casos de influenza aviária

O  Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa)  confirmou um caso positivo de gripe aviária (IA) H5 em aves domésticas  na província de Buenos Aires, totalizando  20 detecções da doença até o momento.

Das nove amostras analisadas hoje pelo  Laboratório Nacional do Senasa  , oito tiveram diagnóstico negativo e uma positiva para AI H5 em aves de fundo de quintal de um estabelecimento localizado no município portenho de Azul .

Após a confirmação dos casos, agentes do Centro Regional Buenos Aires Sur do Senasa realizarão as ações sanitárias correspondentes no imóvel em questão.

Desta forma, das mais de cem notificações atendidas pelo Senasa, até o momento, há 20 casos confirmados em aves silvestres e de quintal (9 em Córdoba, 4 em Buenos Aires, 2 em Santa Fe, 1 em Jujuy, 1 em Neuquén, 1 em Río Negro, 1 em San Luis e 1 em Salta).

O Senasa está trabalhando em ações sanitárias e de varrimento em todas as regiões onde foram feitas as constatações.

"Neste domingo continuamos com o varrimento de toda a zona de emergência sanitária dentro do Parque Nacional Laguna Blanca, com a ajuda de guardas-parques e brigadistas do local", disse o supervisor de Saúde Animal do Senasa em Neuquén, Luciano Mammoni, ao destacar : “A operação contemplou a visita aos membros da Comunidade Zapata, da Associação de Desenvolvimento Rural e outras famílias, informando-os sobre as características da doença e as formas de preveni-la”. Nesse sentido, enfatizou: “Pesquisamos 57 famílias e recomendamos proteger suas aves de quintal dentro dos galinheiros, dando-lhes comida dentro e não tendo contato com aves silvestres ”.

"Dentro da área definida para o trabalho sanitário, foram levantadas 1.850 aves de fundo de quintal, sem notícias sanitárias", completou Mammoni.

Prevenção

Ao mesmo tempo, nas áreas do país onde não foi detectada a presença de IA, o Senasa mantém medidas permanentes de prevenção e vigilância; tendo reforçado os controles nas passagens fronteiriças com Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai, nas províncias de Entre Ríos, Chaco, Formosa, Corrientes, Misiones, Jujuy e Salta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo da Argentina

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário