Peru se prepara para vacinar aves domésticas e combater a gripe aviária
Por meio de nota oficial, o Serviço Nacional de Sanidade Agrária (SENASA), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, anunciou que após analisar a situação epidemiológica do país, a coordenação técnica para a vacinação de aves domésticas contra a gripe aviária.
Nesse sentido, foi informado que as informações técnicas apresentadas pelas empresas interessadas no registro de vacinas já estão sendo revisadas; que será observado ou aprovado como prazo máximo até 3 de março deste ano.
Paralelamente, também destacaram que vêm trabalhando com a Associação Peruana de Avicultura (APA), produtores, criadores e profissionais da academia, a fim de estabelecer as diretrizes técnicas para a vacinação de aves domésticas; que será oficializado por meio de Resolução do Chefe.
Desta forma, o Peru se prepara para iniciar o processo de vacinação de aves domésticas para combater os estragos da gripe aviária. É importante especificar que a vacinação é uma estratégia de saúde para induzir uma resposta imune que previna ou reduza os efeitos negativos da doença; neste sentido, não previne a infecção.
Situação Epidemiológica
Atualmente, o país tratou 66 casos positivos de influenza aviária H5N1 em aves domésticas, identificados nos departamentos de Ancash (3), Cajamarca (29), Ica (3), La Libertad (9), Lambayeque (11) e Lime ( 11).
Para controlar esses focos, foram abatidas 189.108 aves, bem como o enterro sanitário de carcaças e materiais de risco (produtos avícolas, cama, penas, esterco, etc.).
É importante especificar que as medidas estabelecidas pelo SENASA através da emergência sanitária continuam em vigor, tais como: a proibição de circulação de aves domésticas sem certificado sanitário, a proibição de realização de eventos galísticos e a proibição de venda de aves domésticas vivas pássaros entre outros.
Aconselha-se a continuar reportando qualquer caso de mortalidade de aves domésticas ao telefone celular: 946 922 469 ou ao e-mail [email protected]
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina