Chile detecta caso positivo de gripe aviária em centro de resgate e reabilitação
O Serviço Agropecuário do Chile (SAG) informa sobre a descoberta de um cisne-de-pescoço-preto ( Cygnus melanocorypha ) positivo para influenza aviária de alta patogenicidade H5N1, no Centro de Resgate e Reabilitação de Aves Aquáticas, propriedade da Agrícola Tricao, localizado na comuna de Santo Domingo, Valparaíso região. A instituição aplicou imediatamente o protocolo sanitário indicado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) para o controle do vírus, a fim de evitar a propagação da doença.
O SAG, ao decretar a situação de emergência por gripe aviária de alta patogenicidade em todo o território nacional, estabeleceu um conjunto de medidas a aplicar neste tipo de centros que recebem animais selvagens para recuperação, de forma a evitar a propagação da doença o vírus, estabelecendo assim um trabalho próximo com esses estabelecimentos.
Perante este caso, o Serviço ordenou o despovoamento imediato da área afetada de forma a prevenir a possibilidade de disseminação, procedendo depois à desinfeção e limpeza do local, para além de constituir uma zona de quarentena e intensificar a sua vigilância ativa no área.
A SAG e o Ministério da Saúde estão a trabalhar de forma coordenada no sentido de adotar todas as medidas necessárias à salvaguarda da saúde humana e animal.
Reitera-se o apelo aos cidadãos para que, em caso de encontrar aves doentes ou mortas, não as toque ou mova e contacte pessoalmente o SAG, através do seu call center 223451100 ou escrevendo para o e-mail oficina.informaciones @ sag.gob.cl para registrar reclamações.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina