Sernapesca confirma primeiro caso de gripe aviária em leão-marinho no Chile

Publicado em 17/02/2023 08:50

O Serviço Nacional de Pescas e Aquicultura, com o apoio do Serviço Agrícola e Pecuário, inicia um plano para aumentar a vigilância ativa nas costas do nosso país e reforçar as medidas de biossegurança. 

La Directora Nacional de Sernapesca, Soledad Tapia Almonacid, confirmó hoy el primer caso positivo a influenza aviar de alta patogenicidad (IAAP), en un lobo marino común en Antofagasta, tras la confirmación del laboratorio del SAG, organismo de referencia para este tipo de análisis no país. O caso corresponde à variante do vírus que já foi detectada em aves silvestres em 11 regiões do país, e que também está presente em países como Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Argentina, Uruguai, entre outros.   

“Queremos informar que o laboratório do Serviço Agrícola e Pecuário nos notificou oficialmente da afetação de um mamífero marinho pela gripe aviária. Este espécime encalhado doente na praia de El Huáscar, na região de Antofagasta, é um macho adulto, de aproximadamente 250 quilos, com problemas respiratórios, para o qual foram realizados exames rigorosos, a partir de cujas análises foi possível verificar sua positividade para a gripe aviária”, disse o diretor do organismo de inspeção.

Há vários meses o SAG reforçou a vigilância e ativou os seus sistemas de alerta em todo o país desde que foram detetados casos positivos de Gripe Aviária Altamente Patogénica (GAP) em aves selvagens no hemisfério norte.

Este é o primeiro caso de um mamífero marinho afetado por este vírus no Chile, diante do qual Sernapesca, órgão responsável pela fauna hidrobiológica, ativará seu protocolo especial para o encalhe de animais marinhos.

“Isso faz parte de um problema global. Tanto nos Estados Unidos quanto no Peru já haviam sido registrados leões-marinhos afetados pela gripe aviária. Temos também um caso de pinguim acometido por esta gripe em Antofagasta, pelo que apelamos à população para não manusear animais marinhos encalhados vivos ou mortos, não alimentar e manter distância e informar imediatamente Sernapesca através da linha 800 320 032." disse Soledad Tapia.

Desde o início da Emergência HPAI no Chile, o vírus foi detectado em 21 espécies de aves aquáticas silvestres, sendo o pelicano o mais afetado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo do Chile

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário