CNA discute ações para produtores de aves e suínos

Publicado em 15/02/2023 11:11
Tema foi tratado na reunião da Comissão Nacional

A Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA se reuniu, na terça (14), para discutir ações para aprimorar as relações entre produtores e indústrias integradoras nas Cadecs (Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração) em relação aos instrumentos de negociação e remuneração na avicultura e suinocultura.

As Cadecs foram criadas pela Lei da Integração (13.288/2016) com o intuito de mediar a relação entre produtores e indústrias dentro do regime de integração vertical, no qual eles firmam parcerias para produção e comercialização de produtos, sendo bastante utilizado nas cadeias de aves e suínos.

"Queremos melhorar cada vez mais a relação para se ter um entendimento melhor dos novos rumos da integração de aves e suínos. Sabemos que apenas com todos os elos da cadeia trabalhando é que vamos conquistar negociações sólidas com as indústrias", disse Adroaldo Hoffmann, presidente da comissão.

No encontro, foi apresentado um levantamento feito entre novembro e dezembro do ano passado com Cadecs de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal. Das Cadecs participantes, 37,2% são de suinocultores e 62,8% de avicultores.

Com base nos resultados da pesquisa, serão promovidas ações para profissionalização, capacitação e segurança jurídica para as lideranças de produtores, ampliar a divulgação do manual de boas práticas das Cadecs e trabalhar para a regulamentação da Lei da Integração.

A reunião também tratou dos trabalhos da comissão e das principais ações para 2023, como a realização do Encontro Anual das Cadecs, e debateu a importância da adoção de medidas de biosseguridade nas propriedades para evitar a Influenza Aviária.

Outro ponto discutido foi o curso a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que faz parte do programa Cadec Brasil . O assessor técnico do Senar Vilton Francisco de Assis Jr. explicou a estrutura do curso, que começou de modo presencial em 2019 com a capacitação de instrutores e produtores rurais como projeto piloto.

De 2019 a 2022 foram realizadas 21 turmas com mais de 200 participantes de Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Em janeiro de 2023 o Senar lançou o treinamento a distância. O curso é gratuito e traz informações sobre a Lei da Integração, modelo de negócio do produtor integrado, técnicas de organização e condução de reuniões, negociação e o gerenciamento de custos de produção para obtenção de melhores resultados nas negociações com a agroindústria.

As aulas são 100% online com duração de 45 dias e certificado de conclusão. Duas turmas estão em andamento. No dia 20 de fevereiro o Senar vai abrir vagas para novas turmas. Acesse aqui para mais informações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário