Frigorífico Pilgrim's Pride subestimou o fornecimento de carne dos EUA, prejudicando os ganhos
CHICAGO, 9 Fev (Reuters) - A Pilgrim's Pride Corp, uma das maiores empresas de frango dos Estados Unidos, subestimou a produção de carne no final do ano passado, disse o presidente-executivo Fabio Sandri nesta quinta-feira, depois que a empresa divulgou um surpreendente prejuízo trimestral.
A empresa, controlada principalmente pelo frigorífico JBS SA, juntou-se à rival Tyson Foods Inc ao julgar erroneamente que a menor oferta de carne bovina e suína aumentaria a demanda por frango, já que os consumidores lutam com a alta inflação.
As ações da Pilgrim ainda subiram 5%, já que a empresa disse que espera que a oferta de carne bovina diminua ainda este ano e agora está vendo alguns consumidores mudando para frango.
Os executivos esperavam que o fornecimento total de carne diminuísse no final de 2022 porque os fazendeiros dos EUA reduziram o tamanho do rebanho de vacas enquanto a gripe aviária destruiu milhões de perus, disse Sandri a analistas em uma ligação.
Como resultado, a Pilgrim's aumentou a produção de frango colocando mais ovos em incubadoras para aves que chegaram ao mercado como alimento no trimestre encerrado em dezembro, disse ele.
“Toda a indústria começou a colocar mais pintos”, disse Sandri.
No entanto, a demanda de frango no varejo aumentou apenas 1% por causa da oferta de carne bovina e suína acima do esperado, enquanto a disponibilidade de carne de frango pronta para o varejo aumentou 8,5%, disse Sandri. Ao mesmo tempo, a disponibilidade de frango para mercados de commodities, ou “big bird”, aumentou 12%, disse ele.
“Todos esses 20% a mais de produção no segmento de big bird e case ready foram parar no segmento de foodservice e no segmento de commodities, o que pressionou o preço a níveis que nunca vimos”, disse Sandri.
Ele acrescentou que havia “disponibilidade total de proteína muito maior do que o previsto”.
Os preços do frango permanecerão abaixo dos níveis do ano passado até o primeiro semestre de 2023, mas com tendência de alta no segundo semestre, disse o Rabobank.
A Pilgrim's Pride reportou uma perda trimestral ajustada de 49 centavos por ação, em comparação com ganhos de 56 centavos no ano anterior. Analistas esperavam lucro de 2 centavos por ação.
(Reportagem de Tom Polansek; Edição de Josie Kao)
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina