SAG confirma um caso positivo de gripe aviária na região de O'Higgins, no Chile

Publicado em 09/01/2023 11:01

O Serviço Agrícola e Pecuário (SAG) informa que após análise em seu laboratório, confirmou a presença de Influenza Aviária altamente patogênica da variante H5N1, em um pelicano encontrado na área urbana de Pichilemu, região de O'Higgins, confirmando assim que o vírus continua a se deslocar para o sul do país em aves silvestres, sem afetar ainda aves domésticas ou industriais. 

Diante deste novo caso positivo, o SAG aumentou o nível de alerta considerando que a doença entrou em uma região de intensa produção avícola, motivo pelo qual está reforçando o trabalho de vigilância, principalmente na avicultura e na indústria.  

A esse respeito, o Delegado Presidencial Provincial de Cardenal Caro, Carlos Cisternas, explicou que "este é um caso limitado no setor urbano de Pichilemu, um pelicano, e por isso formamos uma mesa com a presença do Subsecretário e nosso Presidente Delegado, Fabio López, que trabalhará intersetorialmente com diversas autoridades relevantes”. 

“Esta doença está confinada a aves aquáticas migratórias selvagens. Hoje estamos a trabalhar para conter esta ocorrência, através da vigilância, controlo, deteção precoce e atenção às denúncias, que nos alerta onde temos de focar o nosso trabalho”, disse Luis Rodríguez, diretor regional da SAG. A autoridade apelou ainda aos proprietários de aves, incluindo pequenos galinheiros e explorações agrícolas, a maximizarem as medidas de segurança, evitando o contacto das suas aves com aves selvagens. 

Não toque ou mova as aves doentes 

Diante das denúncias da população sobre a presença de aves mortas ou doentes na zona costeira da região, Carlos Cisterna, Delegado Presidencial Provincial de Cardenal Caro, destacou que existe uma adequada coordenação entre os diversos órgãos do Estado e que "funcionários da o SAG revisa caso a caso para discriminar se a morte corresponde a uma morte presumida por gripe aviária ou se é devida a outra causa, por isso a informação que as pessoas prestam é de grande relevância”. 

A Gripe Aviária é uma doença viral contagiosa que afeta tanto aves domésticas quanto silvestres, não possui cura nem tratamento. Embora com menor frequência, os vírus da gripe aviária também foram isolados de espécies de mamíferos, bem como de humanos. 

Desde que o alerta foi suspenso nas Américas devido à presença desse vírus em aves migratórias, o SAG iniciou um intenso esforço público-privado para mitigar possíveis efeitos negativos sobre a atividade avícola na região e no país. Nessa mesma linha, é importante estabelecer que existe um seguro avícola não identificado no setor privado que cobre a afetação de aves mortas por Influenza Aviária para avicultores com mortalidade de até 1.000 aves. Refira-se que o seguro é acionado por Resolução de Abate emitida pelo SAG, pelo que é imprescindível a comunicação rápida.

Outras ações 

É importante destacar que ao meio-dia de hoje também foi constituído o comitê técnico da Região Metropolitana, que, embora não tenha tido casos positivos até o momento, iniciou o trabalho preventivo liderado pelo Subsecretário de Agricultura, José Guajardo Reyes; a Delegada Presidencial da região, Constanza Martínez e o Subdiretor de Operações (s) do SAG, Grisel Monje. 

“Estamos lidando com essa situação desde que foi alertada a possibilidade de receber o vírus da América do Norte. Confirmado o primeiro caso em nosso país, iniciamos a constituição de comissões técnicas e, até o momento, coordenamos diversas ações com as autoridades de todas as regiões afetadas pela doença”, enfatizou o subsecretário. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo do Chile

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário