Panamá declara emergência sanitária com primeiro caso de gripe aviária

Publicado em 03/01/2023 14:55
Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela já possuem casos ativos; México também conta com surtos da doença

Logotipo Notícias Agrícolas

O Panamá declarou no final de dezembro estado de emergência sanitária devido à detecção de um caso de influenza aviária de alta patogenicidade, da cepa H5N1, identificada em um pelicano. As informações partem de um comunicado emitido pelo governo do país, e aponta para uma ave contaminada encontrada a 34 km de Taboga. 

O alerta vale por 90 dias, segundo a Direção Nacional de Sanidade Animal (Dinasa) do Ministério de Desenvolvimento Agropecuário (MIDA) do Panamá, para evitar que a doença chegue a granjas comerciais. Além disso, o documento detalha medidas de biosseguridade que devem ser adotadas, como, por exemplo, não manusear nem transportar aves mortas ou doentes, manter a atenção sobre aves de criação e silvestres e comunicar as autoridades em caso de suspeita da doença, entre outras.

O Panamá é o sétimo país da América do Sul a registrar a doença de alta patogenicidade, após relatos no Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícoals

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário