Avicultura mantém margens apertadas em 2022, por Fábio Mezzadri

Publicado em 21/12/2022 14:10
Fábio Mezzadri é Técnico DTE – Sistema FAEP/SENAR-PR

Os últimos anos têm sido atípicos para as atividades agropecuárias. A crise econômica gerada, principalmente pela pandemia, impactou diretamente nos custos de produção das atividades agropecuárias, devido aos encarecimentos de insumos indispensáveis a produção a nível global. Este cenário, resultou no aumento dos alimentos, consequentemente reduzindo o poder de compra da população.

Segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná (Seab), no comparativo do mês de novembro de 2021 a novembro de 2022, o valor da saca de milho (60kg) caiu 1,6%, entretanto a de soja acresceu em 10,1%, onerando os custos da produção avícola do Estado.

Os resultados do levantamento de custos de produção da avicultura realizado pelo sistema FAEP/SENAR-PR, assim como no último estudo, demonstraram um momento complicado para o setor avícola, em que os produtores necessitam ter cautela e muita segurança nos investimentos realizados.

Segundo o levantamento, na maioria dos modais analisados, os itens que mais pesaram foram: energia elétrica, mão-de-obra e aquecimento. Mesmo que em menor escala, outros itens também pesaram no bolso do produtor, como: manutenção, combustível e cama. No que se refere a questão dos combustíveis, a gasolina baixou em alguns modais analisados, entretanto o óleo diesel apresentou aumento significativo, deixando em equilíbrio este item em relação ao levantamento passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Faep

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário