Estado indiano de Kerala abate centenas de aves após surto de gripe aviária
KOTTAYAM, Índia, 20 de dezembro (Reuters) - Centenas de aves foram abatidas no estado de Kerala, no sul da Índia, onde um distrito registrou um aumento no número de casos de gripe aviária ou gripe aviária, disseram autoridades locais de saúde à ANI, parceira da Reuters.
Após um surto na semana passada em frangos de corte em duas aldeias no distrito de Kottayam, as autoridades sacrificaram centenas de patos e outras aves domésticas, disseram médicos veterinários do distrito.
No domingo, os fazendeiros foram vistos pegando patos em lagoas rasas e entregando-os às autoridades de saúde para serem levados a uma área designada para abate.
“Iniciamos a operação de abate de diferentes aves domésticas em uma área de um quilômetro (0,62 milha) de raio ao redor das lagoas infecciosas”, disse Shaji Panikar, chefe veterinário de Kottayam, na segunda-feira.
A disseminação do vírus preocupa os governos e a indústria avícola devido à devastação que pode causar aos rebanhos, à possibilidade de restrições comerciais e ao risco de transmissão humana.
Reportagem de Shivam Patel em Nova Delhi, edição de Louise Heavens
0 comentário
Frango: Mercado segue firme, apesar da estabilidade nos preços na granja paulista
Suínos: Demanda segue firme e competitividade frente à carne bovina
Volume embarcado de carne de frango alcança 353,6 mil toneladas até a 4ª semana de novembro/24
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20