Cuba anuncia alerta para a ameaça da gripe aviária

Publicado em 19/12/2022 09:43

O Centro Nacional de Sanidade Animal (CENASA) alerta os criadores e a população em geral sobre a proximidade e possível aparecimento da Gripe Aviária em Cuba , dada a propagação desta doença em todos os continentes.

Vulgarmente conhecida como gripe aviária, é uma infeção viral contagiosa que afeta aves selvagens e domésticas, e apresenta dois padrões, consoante a gravidade com que afeta as aves de vida livre, distinguindo-se pela sua alta ou baixa patogenicidade.

Desde o final de 2021, a situação da saúde animal é bastante complexa devido ao aparecimento de múltiplos surtos em todo o mundo.

Este estado de saúde está em tensão na maioria dos países ou territórios ameaçados onde houve uma rápida propagação.

Atualmente, a Influência Aviária é reportada em aves selvagens e domésticas nesta área geográfica, situação que põe em causa os mecanismos de vigilância para impedir a sua chegada à ilha, que se encontra seriamente ameaçada.

As autoridades de saúde animal alertam que, de acordo com o padrão sazonal, o número de surtos nos países da região deve aumentar nos próximos meses.

Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMS) recomenda que “os países reforcem a vigilância epidemiológica para detecção precoce e resposta oportuna a potenciais ameaças à saúde animal com impacto na saúde pública, para as quais é necessária a abordagem intersetorial”.

Com a abordagem inovadora de "One Health" que as organizações internacionais relacionam com o cuidado de humanos, animais e meio ambiente, os aspectos essenciais são abordados de forma abrangente para prevenir a entrada de doenças e evitar danos.

A Influenza Aviária não está presente em Cuba, mas considerando seu comportamento e o risco de introdução, basicamente através de aves migratórias, que estão em período de migração, o Centro Nacional de Sanidade Animal recomenda aos profissionais, técnicos, criadores e população em geral, ações que poderia atenuar o impacto da doença.

A CENASA recomenda evitar o contato de aves silvestres com as granjas, adotando medidas extremas de biossegurança nas instalações avícolas e proibindo a transferência de aves doentes.

Além disso, orienta a não levar as aves da caça para as residências, e que seu manejo seja feito no mesmo local onde foram capturadas; os meios utilizados na caça e abate dessas aves devem ser desinfetados antes de sua entrada nos galpões.

Finalmente, o centro adverte que ao primeiro sinal de doença ou mortalidade de aves de criação ou selvagens, não toque nas carcaças e notifique imediatamente o serviço veterinário local.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Cubana de Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário