Chile intensifica vigilância e aumenta nível de alerta para detecção de gripe aviária no Peru, Colômbia e Equador

Publicado em 07/12/2022 08:39

O Serviço Agropecuário (SAG) do Chile ativou seus sistemas de alerta e reforçou a vigilância em todo o país devido à detecção de casos positivos de Gripe Aviária Altamente Patogênica (HPAI) no Peru, Colômbia e Equador. Esta é uma doença viral que afeta várias espécies de aves e tem distribuição mundial, especialmente neste ano com presença na Europa, Ásia e América do Norte, gerando efeitos muito prejudiciais em todo o sistema de produção avícola, tanto doméstico (Agricultura Familiar Camponesa) como industrial e também na vida selvagem.

A migração de aves do hemisfério norte para o sul, que se intensifica nesta época do ano, representa um grave risco para nosso país devido à possível transferência do vírus em bandos, já que o Chile está livre dessa doença, que foi reconhecida por Organização Mundial de Saúde Animal (OMS).

Neste cenário, e após a detecção de casos de gripe aviária na Colômbia afetando aves domésticas e selvagens; no Peru afetando aves silvestres (pelicanos), e recentemente no Equador em aves, o SAG suspendeu seu sistema de alerta máximo, reforçando a vigilância sanitária com múltiplas atividades de amostragem além do que é estabelecido em períodos normais.

É assim que o Serviço está trabalhando principalmente no monitoramento das áreas de trânsito e permanência de aves migratórias e onde se concentram as aves silvestres residentes. Ao mesmo tempo, está sensibilizando todos os atores da cadeia produtiva avícola para que aumentem as medidas de biossegurança e, por sua vez, denunciem qualquer caso de mortalidade e/ou mudança de comportamento em aves domésticas ou avícolas o mais rápido possível.

Protocolo em casos eventuais

"A cooperação e a participação ativa das diferentes instituições que se relacionam com a vida selvagem e os animais domésticos com o SAG são parte fundamental do processo de vigilância sanitária, pelo que o estreitamento dessas coordenações através de um trabalho preventivo permitirá que em caso de admissão da doença pode ser contido de forma rápida e adequada para eliminá-lo do território”, explicou Andrea Collao, Diretor(es) Nacional(is) do SAG.

Nesta linha, para além do trabalho de vigilância que o Serviço está a desenvolver em todo o território nacional, juntamente com a Subsecretaria da Agricultura, foi constituído um grupo de trabalho para fazer face à atual contingência de risco. Assim, é também importante considerar que o SAG tem uma capacidade elevada e qualificada para atender casos suspeitos de gripe aviária e uma óptima capacidade de diagnóstico através de técnicas serológicas e moleculares, o que permite obter resultados em menos de 24 horas após a colheita das amostras. recebido. para o laboratório.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo do Chile

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário