Grupo de Prevenção à Peste Suína Africana expande atuação pelas Américas
O grupo formado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e outras 20 organizações nacionais de 18 países da América Latina para traçar estratégias de prevenção à Peste Suína Africana (PSA) ganhou esta semana um importante reforço: a National Pork Producers Council (NPPC), entidade representativa da suinocultura dos Estados Unidos, passou a integrar o comitê continental de crise.
Com o reforço da NPPC, o grupo deverá fortalecer a integração e o alinhamento dos trabalhos para a prevenção à entrada da enfermidade na área continental das Américas.
Atualmente, há registros de PSA no Haiti e na República Dominicana, localizados na Ilha de Hispaniola. Assim como o Brasil e outras nações do continente, os Estados Unidos vem apoiando os dois países no trabalho para a erradicação dos focos.
Com a adesão da NPPC, o grupo - antes Prevenção PPA Latam - passa a se chamar "Prevenção PPA América" em alusão à campanha de prevenção da Peste Porcina Africana (PSA em espanhol) em todo o continente americano.
“As recentes ocorrências da enfermidade em países da Europa, Ásia, África e da ilha de Hispaniola evidenciam a importância do trabalho de prevenção que já está em curso nos diversos países das Américas. A manutenção do status sanitário do continente é prioritária, e todas as organizações estão empenhadas neste propósito”, detalha Sulivan Alves, diretora técnica da ABPA, uma das idealizadoras do grupo.
A entrada da NPPC foi aprovada pelo grupo durante a segunda quinzena de dezembro. O comitê "Prevenção PPA América'' tem discutido novas ações para a agenda estratégica para 2022, na prevenção à enfermidade.
Com isso, agora o grupo passou a contar com os seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Perú, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
0 comentário
Altas tímidas para as cotações do frango nesta terça-feira (29)
Preços no mercado de suínos seguem em trajetória de alta nesta terça-feira (29)
Exportação de carne de frango avança nofaturamento no comparativo com outubro do ano passado, mas aumenta pouco em volume
Arrecadação com exportações de carne suína em 19 dias úteis já supera em 36,98% todo o faturamento de outubro/23
Conbrasfran 2024 sedia evento sobre assuntos jurídicos tributários em tempos de reforma tributária entre outros temas relevantes
Conbrasfran 2024 debate logística, suprimentos, safras em tempos de adversidades climáticas no RS e Brasil