Reino Unido observa aumento sem precedentes nos casos de gripe aviária no início da temporada
As autoridades do Reino Unido relataram um salto sem precedentes nos casos de gripe aviária no início da temporada, tanto em aves domésticas quanto em selvagens, gerando fortes restrições aos criadores de aves em todo o país.
O governo confirmou 40 surtos de gripe aviária entre aves de criatório e outras aves em cativeiro este ano, resultando no abate de cerca de 500.000 aves, disse a veterinária-chefe Christine Middlemiss na quinta-feira. Ocorreram 24 surtos durante toda a temporada de gripe aviária de 2020-21, que ocorreu durante a primavera.
“Estou muito preocupado com o que está acontecendo”, disse Middlemiss à BBC. “Esse é um número realmente alto para esta época do ano para qualquer coisa que experimentamos antes, e isso por causa do alto nível de infecção nas aves selvagens migratórias. Portanto, é muito, muito preocupante porque essas aves ficarão conosco durante o inverno até o início da primavera e o risco de infecção permanece. ”
As autoridades do Reino Unido estão atentas aos casos de gripe aviária em todo o mundo porque ela se espalha por aves migratórias e pode ser devastadora para os produtores de aves. Os especialistas estimam que os surtos durante as temporadas de 2014-15 e 2016-17 custaram aos produtores de aves do Reino Unido cerca de 125 milhões de libras (US $ 165 milhões).
Embora o risco para os humanos seja baixo, a gripe aviária pode afetar pessoas em casos raros.
Para controlar a propagação da doença, os produtores de aves devem matar todas as aves nos locais onde as infecções são confirmadas. Além disso, eles foram obrigados a manter todas as aves dentro ou sob as redes para evitar que entrem em contato com as aves selvagens e para implementar medidas de higiene rígidas.
Embora o número de aves abatidas até agora nesta temporada pareça grande, é relativamente pequeno em comparação com o número de aves nas granjas do Reino Unido. Entre o início de agosto e o final de outubro, os produtores de aves abateram cerca de 20 milhões de aves por semana, de acordo com as últimas estatísticas do governo.
“Em termos de impacto no fornecimento de alimentos, é na verdade um número relativamente pequeno”, disse Middlemiss sobre o abate relacionado à gripe.
A situação na Grã-Bretanha é parte de uma tendência maior na Europa, onde as autoridades estão observando surtos mais frequentes de gripe aviária, disse Middlemiss.
Embora os pesquisadores não saibam as razões para a tendência, uma teoria é que as mudanças climáticas alteraram os padrões de migração das aves selvagens, disse ela.
“Os pássaros migram para o norte da Rússia durante o verão e se misturam com outros pássaros e outras rotas de voo globais lá e trocam os vírus, então é bastante plausível que com as mudanças climáticas e mudanças nos caminhos ocorram diferentes misturas”, disse Middlemiss. . “Mas isso ainda não foi totalmente investigado.”
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina